É impossível compreender as camadas que compõem a formação complexa de São Paulo sem considerar a valiosa contribuição do Liceu de Artes e Ofícios. Muito além da efetiva viabilização tecnológica propiciada pela instituição, indispensável para a construção do patrimônio arquitetônico e artístico da metrópole, o Liceu tem em seu DNA o mais nobre dos princípios: instruir, capacitar e compartilhar conhecimento.
A educação técnico-profissional foi o principal objetivo da Sociedade Propagadora de Instrução Popular, criada no ano de 1873, em São Paulo, alma-mater do Liceu.
Esta exposição traz uma contribuição histórica, um olhar para o passado e para o presente, para os 150 anos de experiência de uma instituição que nasceu diretamente comprometida com a plena realização da ideia de transformação das condições e estilo de vida na cidade, com a formação de mão de obra para São Paulo e para o Brasil.
Apresenta, num jogo de escalas, a grandiosidade de componentes artísticos que muitas vezes passam desapercebidos pelo observador apressado que perambula pela cidade. Revela espaços e ambientes jamais acessíveis pelo cidadão comum em edifícios erguidos graças à excelência das artes e ofícios desenvolvidos e propagados pelo Liceu.
Missão Excelência
Como parte das comemorações do sesquicentenário do Liceu, em dezembro de 2023 foi lançado no Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios o livro “Liceu 150 Anos – Missão Excelência”. A publicação é fruto de pesquisa acadêmica desenvolvida sob a coordenação do Prof. Dr. Gustavo Curcio na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP, no Laboratório da Imagem, sob sua coordenação e da Profa. Dra. Clice Mazzilli, ambos docentes e pesquisadores no campo do Design Visual.
A pesquisa com o título “Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo: uma Escola de Design” teve início em 2022. Este trabalho teve a valiosa contribuição de outros dois pesquisadores, o arquiteto Prof. Dr. Fernando Atique, pró-reitor de pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e da filósofa professora titular da FAUUSP, Profa. Dra. Maria Cecilia Loschiavo dos Santos.
Um levantamento minucioso sobre a contribuição do Liceu para a transformação de São Paulo na metrópole pujante que conhecemos foi realizado com a colaboração da pesquisadora e jornalista Dra. Alexandra Gonsalez. A partir de extensa pesquisa bibliográfica, visita a acervos históricos, trabalho de campo em edifícios e monumentos e uma estreita relação com a pesquisadora Fernanda Carvalho, responsável pelo acervo histórico do Liceu, obteve-se uma lista de obras cuja construção foi viabilizada graças ao know-how desenvolvido e praticado pelo Liceu.
Assim, finalmente, tem-se um panteão de obras-primas erguidas com esmero e dedicação dos profissionais do Liceu que seguem essenciais para diferentes setores da cidade, em diferentes regiões, produzidas em épocas e sob estilos arquitetônicos variados. Cada uma das obras abaixo gentilmente concordou em ceder seus espaços para os registros fotográficos e a composição do documento histórico publicado.
- Pinacoteca do Estado de São Paulo
- Theatro Municipal de São Paulo
- Edifício London & River Plate Bank
- Palácio dos Correios e Telégrafos
- Palácio das Indústrias
- Edifício Alexandre Mackenzie
- Instituto Biológico
- Faculdade de Medicina USP
- Palácio da Justiça
- Monumento Ramos de Azevedo
- Estação Júlio Prestes
- Faculdade de Direito USP
- Esculturas da Galeria Prestes Maia
- Edifício Altino Arantes
- Catedral da Sé
- Monumento Duque de Caxias
- Museu de Arte de São Paulo
- Noite, Dia, Aurora e Crepúsculo
- Edifício FIESP–CIESP–SESI
- Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios – CCLAO
Registro fotográfico
O Laboratório da Imagem desenvolve atividades de pesquisa e extensão que envolvem o estudo da imagem, entendida no seu mais amplo espectro, no contexto do projeto de Design e de Arquitetura e Urbanismo. Está vinculado ao Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP, no âmbito da graduação e da pós-graduação dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo. É coordenado pelos docentes Prof. Dr. Gustavo Curcio e Profa. Dra. Clice Mazzilli.
A pesquisa sintetizada no livro comemorativo, obra-base da exposição “Em Escalas”, teve a imagem como foco da sua produção, justamente para registrar as diferentes escalas de criação do Liceu. Dos detalhes da marcenaria da Sala da Congregação do edifício da Faculdade de Medicina à grandiosidade do maior monumento equestre do mundo, em homenagem ao Duque de Caxias, foram produzidas centenas de imagens que exaltam a excelência dos ofícios desenvolvidos no Liceu, do macro ao micro.
Para os registros das imagens, foram convidados os fotógrafos Nelson Kon e Leonardo Finotti, que durante 4 meses produziram as fotografias publicadas nas páginas do livro comemorativo. As imagens exaltam a grandeza da contribuição do Liceu para a construção destes edifícios e monumentos.
A exposição: democratização de acesso à informação
O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo é uma instituição de ensino privada, sem fins lucrativos e filantrópica. Fundado em 1873, sempre teve como uma de suas principais premissas oferecer um ensino de excelência gratuito e acessível a todos. Nasceu como Sociedade “Propagadora de Instrução Popular”. Esta exposição é sinal da contribuição perene do Liceu para a educação.
Torna públicos o acesso aos registros fotográficos deste conjunto de edifícios e monumentos, revelando aos visitantes espaços de acesso restrito em edifícios icônicos. Descreve detalhes quase desconhecidos das alegorias presentes em construções históricas da cidade de São Paulo.
A proposta expográfica, que tem curadoria de Gustavo Curcio e co-curadoria de Fernanda Carvalho ressalta as relações dos visitantes com a escala real dos elementos produzidos com a contribuição dos mestres do Liceu em artefatos de marcenaria, serralheria e esculturas.
As monumentais paredes do CCLAO receberam impressões vinílicas com a fachada dos edifícios e câmaras escuras de orifício revelam imagens do acervo do Liceu com bastidores da produção de itens e espaços jamais acessados pelo grande público em prédios como o Tribunal de Justiça ou a Faculdade de Direito da USP.
Os tradicionais monóculos vintage com fotos 2 cm x 2 cm ganham protagonismo num túnel do tempo que revela, cronologicamente, detalhes da construção dos 20 edifícios retratados na exposição. Após percorrer a exposição, o visitante terá a chance de contemplar a vigésima das obras, o próprio CCLAO, que abriga a exposição “Em Escalas”. Um conjunto de binóculos ajudará o visitante a descobrir detalhes das treliças metálicas e dos tijolos históricas utilizados pelo arquiteto Ricardo Julião na remodelação do centro.
E-book
A exposição trará, ainda, o lançamento da versão digital do “Liceu 150 Anos – Missão Excelência”, em formato e-book. Interativa, gratuita e acessível por meio de áudio-book, a publicação poderá ser acessada remotamente pelos interessados em conhecer mais detalhes das 20 obras retratadas.
Serviço Exposição “Em Escalas. Do macro ao micro: retratos do Liceu na cidade de São Paulo”
Abertura: 24 de agosto de 2024, sábado, das 13h às 17h
Visitação: De 27 de agosto de 2024 a 25 de janeiro de 2025 | Terça a sábado | 12h30 às 17h (entrada gratuita). Domingo (para grupos previamente agendados).
Local: Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Rua da Cantareira, 1351, Luz, São Paulo – SP
Site: www.cclao.com.br