Com o talento de Masayoshi Matsumoto fica fácil de entender porque a coleção de bichinhos feitos de balão aumenta a cada semana. Brincando com a forma, o sombreamento e a expressão em suas obras, Matsumoto consegue criar praticamente qualquer espécie do reino animal em forma de balão.
Sem usar nenhum tipo de material adesivo, marcadores ou outras decorações, o artista opta por uma variedade de texturas e cores para recriar a forma física de seus temas. Em sua página de Instagram, Masayoshi compartilha o processo de criação, descrevendo todas as torções e giros que ele precisa fazer para completar cada uma de suas esculturas.
“Acho gratificante poder ajudar as pessoas através da arte com balões”, diz o artista japonês, que também disponibiliza tutoriais no Youtube. “Também me sinto feliz quando posso criar uma obra de arte com a qual fico satisfeito.”
Masayoshi espera que seu trabalho elaborado prove como a arte em balões pode ser em camadas e bem pensada. “Quando ouvem o termo ‘arte de balão’, muitas pessoas imaginam um poodle ou algo assim”, explica ele. “Mas gostaria que as pessoas percebessem que existe uma área dessa forma de arte que também leva tempo para criar obras complexas.”