A gente sabe que a cidade de São Paulo tem opções ilimitadas de passeios. Mas mesmo assim, é comum escolhermos sempre os mesmos lugares para dar um rolê cultural. Para além dos museus e centros que estamos acostumados a visitar, há inúmeros espaços incríveis, tentando se manter de diferentes formas.
Para você conhecer alguns deles, a Catraca Livre listou centros culturais alternativos que refletem o caráter de resistência, lazer, cultura e educação. Há espaços colaborativos, que promovem eventos e festas, e outros que têm foco em formação de carreira e cursos livres. Que tal se programar e mudar os planos para o próximo passeio?
1. Casa Jardim Secreto
No bairro do Bixiga tem um lugarzinho muito especial, a Casa Jardim Secreto. É uma iniciativa da Feira Jardim Secreto, que mescla loja colaborativa, mini centro cultural, café, floricultura e um espaço para cursos e oficinas. Na programação, é comum encontrar aulas de tricô, de maquiagem natural, de fotografia e muito mais. Periodicamente, acontecem exposições, bazares e exibições de filmes. Todas as informações estão disponíveis no Facebook do espaço.
Endereço: Rua Conselheiro Carrão, 374 – Bela Vista
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
2. Ouvidor 63
Na região da Sé está localizada a maior ocupação artística da América Latina, a Ouvidor 63. O espaço costuma realizar oficinas, shows, cursos gratuitos, vivências artísticas e até peças teatrais. Vale a pena ficar ligado(a) na programação que eles divulgam no Facebook.
Endereço: Rua do Ouvidor, 63 – Sé
Horário de funcionamento: depende da programação
Para conferir a lista completa feita pela Catraca Livre, clique aqui.