Uma casa de praia para apreciar a natureza e relaxar
Projetada por Patrícia Martinez, a morada preza pela integração com as áreas externas e "traz" a praia para dentro do lar por meio das texturas
Há uma tendência crescente da aproximação das moradas à natureza. A busca pelo estilo Urban Jungle nunca esteve tão em alta. É um momento de reconexão e de fazer as pazes com o meio ambiente. E era justamente que os moradores dessa casa desejavam: uma maior integração da construção com a área externa e o verde!
Assinada pelo escritório Patrícia Martinez Arquitetura, a Casa CML está localizada na Praia do Iporanga e, após a reforma, passou a ter 598 m² totais de área. O partido era buscar na parte interna a maior reflexão de luz possível. Então a arquiteta optou pelo branco praticamente em todo o espaço, desde as parede até teto.
Já no piso, a arquiteta optou por um tom de areia, fazendo referência mesmo aos grãos da praia, conversando com o ambiente externo. A fachada da entrada retoma essa intenção ainda com o uso da madeira e da pedra. As esquadrias trazem um tom de marrom corten.
Antes da reforma, a piscina ficava no pavimento inferior da casa, longe da área de convívio. Sendo assim, um dos grandes desafios foi elevar a parte da piscina para o nível da área social, criando integração. Para isso, a arquiteta usou pilares de 6 a 8 metros para edificar a fundação da nova estrutura, o deck e a área da piscina, que são espaços inteiramente novos.
Daí, formou-se então, uma redistribuição de pavimentos, no térreo ficaram piscina, cozinha, living e home theather. Já no pavimento inferior, ficaram alocadas a sauna, jacuzzi e área de serviço. Por fim, toda área intima posicionada no pavimento superior.
O projeto, como um todo, une os gostos dos proprietários à linguagem da arquiteta – é repleto de texturas, como o porcelanato com visual estonado e o uso de Moledo no pavimento térreo, materiais que tendem a suavizar os efeitos da maresia na propriedade.
Gostou? Então navegue na galeria abaixo e veja mais foto: