Steel e Wood Frame: sistemas de construção a seco são tendências no Brasil

Técnicas possuem como filosofia a não geração de resíduos para uma melhor garantia de processos ecológicos e respeito a natureza

Por CASACOR
Atualizado em 22 fev 2021, 11h17 - Publicado em 22 fev 2021, 06h00

Pautas relacionadas ao bem-estar ambiental estão cada vez mais presentes na hora de criar construções sustentáveis. Se antes apenas o layout e a funcionalidade eram pontos de atenção, hoje as soluções ecológicas entregues, bem como o processo ser menos destrutivo também são exigências.

Neste contexto, o Steel e Wood Frame se destacam como formas de construções modernas sem geração de resíduos. Tratam-se de sistemas construtivos a seco.

Casa Grigio
Projeto Casa Grigio de Criss Passing investe na técnica de Wood Frame para criar espaços integrados com a natureza (Mariana Boro/Casa.com.br)

A construção civil é um segmento que tem uma produção de resíduos abundantes, além do consumo de água abundante. Tornar esse setor mais econômico é um caminho importante par garantir melhores índices ambientais no Brasil de maneira geral.

O que é Steel e Wood Frame?

O Steel e Wood Frame são métodos de construção a seco com baixo impacto à natureza. Antes mesmo de consumir materiais e fazer o desenho do projeto, eleger a técnica construtiva que será empregada é fundamental.

Continua após a publicidade
casa do escritor
A Casa do Escritor, de Jóia Bergamo, foi exibida no CASACOR São Paulo 2018 e contou com Steel para sua criação (Divulgação/Casa.com.br)

Apesar de muito semelhantes, o Steel e Wood possuem diferenças práticas. O primeiro possui armações construídas em perfis de aço com placas cimentícias que substituem os blocos de cerâmica ou concreto.

Já o outro faz uso quase que exclusivamente de madeira de reflorestamento – o que, por sua vez – reduz gastos com água e outros resíduos.

Continua após a publicidade

Leia o conteúdo completo no site da CASACOR!

Publicidade