Projeto apaga limites entre interior e exterior de casa contemporânea

Do escritório Obra Arquitetos, o planejamento desta casa em São José dos Campos valorizou a integração e a liberdade

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 15h48 - Publicado em 1 out 2019, 14h59
7-projeto-apaga-limites-entre-interior-e-exterior-de-casa-contemporanea
(Nelson Kon/Divulgação)

Localizada em São José dos Campos (São Paulo), esta casa de 672 m² de área construída foi projetada pelo escritório Obra Arquitetos. Uma das solicitações de seus moradores foi um telhado e uma grande conexão com a área externa.

Sem perder tempo, os arquitetos prontamente responderam com uma única cobertura inclinada em L e um quintal integrado com o interior da casa – de forma que uma sensação de amplitude e liberdade foi criada e os limites entre externo e interno foram apagados.

1-projeto-apaga-limites-entre-interior-e-exterior-de-casa-contemporanea
A combinação entre esquadrias pretas e o teto de revestimento de madeira traz um ar de elegância à casa. (Nelson Kon/Divulgação)

No interior, a abertura total dos espaços é possibilitada pela escolha de caixilhos, que diluem também os limites entre interno e externo.

Continua após a publicidade

Outro ponto de destaque da estrutura é que a cobertura inclinada garante pés direitos altos, ao mesmo tempo em que propicia um bom conforto térmico à casa.

4-projeto-apaga-limites-entre-interior-e-exterior-de-casa-contemporanea
(Nelson Kon/Divulgação)

Para Casa CR, como foi chamada, os arquitetos optaram pelo uso de revestimentos do Grupo Indusparquet, como no teto, no lambri e no deque da piscina.

Continua após a publicidade

O projeto também contempla a sustentabilidade em soluções de economia energética: há 24 placas fotovoltaicas que produzem, no verão, cerca de 720kWH/mês de energia. Ligados em sistema on grid, os painéis tornam a casa auto suficiente em energia elétrica em algumas partes do ano. 

Confira abaixo mais fotos do projeto:

Publicidade