Novo escritório do Twitter em SP tem decoração cheia de brasilidade
Luminária de Marcelo Rosenbaum é um dos itens de brasilidade presentes na decoração do novo escritório do Twitter em São Paulo
Hashtag em forma de lâmpadas, pinturas de pássaros nas salas e luminárias de Marcelo Rosenbaum são alguns dos detalhes observados pela equipe do CASA.COM.BR na visita ao novo escritório do Twitter, inaugurado em novembro do ano passado em São Paulo. Se 140 caracteres bastam para dar uma opinião no microblog, esse mesmo número não é suficiente para o CASA contar aos seus leitores sobre as referências e a estrutura do novo espaço da empresa global. O novo escritório segue os padrões da sede da empresa em São Francisco, Califórnia, projetado pela Interior Architects e Lundberg Design.
A semelhança entre matriz e filiais é comum, já que as empresas internacionais buscam migrar para novos escritórios, sempre adaptando a marca global às características locais. No caso do Twitter, não foi diferente. Um exemplo é a luminária Shunuã encontrada em um dos ambientes. Feita pelo designer brasileiro Marcelo Rosenbaum, em parceria com a comunidade indígena de Yawanawá, no Acre, as peças foram confeccionadas com miçangas.
O acervo faz parte da coleção Yawanawá, a Força da Floresta, lançada na semana de Design de Milão no ano passado. “Queríamos trazer elementos que fazem referência ao país. É a ideia do Brasil dentro da cidade de São Paulo, da natureza crescendo dentro da selva de pedra”, conta Thiago Azevedo, gerente de operações do Twitter Brasil, fazendo referência à árvore que atravessa os dois andares do escritório. Presente nas portas e nas paredes, o pássaro, símbolo da marca, ganhou novas releituras e até um estilo barroco, com peças artesanais compradas em Minas Gerais.
Nas salas de reunião, a pintura do símbolo do Twitter lembra os grafites das ruas de São Paulo fortalecendo a ideia de brasilidade. Por questões contratuais, a empresa optou por não nos revelar o autor da obra (Mas, vendo esta foto, você consegue identificá-lo?). Como em quase todas as start ups, o Twitter não poderia deixar de ter uma sala de jogos. Com móveis de cores vibrantes e uma peculiar disposição de lâmpadas fluorescentes – elas formam um asterisco – o espaço tem um letreiro em neon com as hashtags escolhidas pelos funcionários, #vamoquevamo e #tamojunto. “Todos os escritórios do Twitter pelo mundo escolhem hashtags que representem a unidade. No caso de Londres, a #lovewhereyouwork foi selecionada”, explica Thiago.
O escritório ainda tem áreas de convivência para refeições, com mesas e cozinha compartilhadas. Ao todo, a unidade da empresa em São Paulo ocupa dois andares de um edifício, totalizando 2.300 m² e 126 estações de trabalho, como são chamadas as salas. Até o final deste ano, serão 64 funcionários nos escritórios de Rio de Janeiro e São Paulo. Veja na galeria acima os ambientes do novo escritório do Twitter.