Nova York anuncia extensão do High Line para conexão com a Penn Station

O governo da cidade revelou planos para uma passarela elevada que o conectará à estação férrea recém-ampliada

Por Kym Souza
Atualizado em 19 jan 2021, 15h28 - Publicado em 18 jan 2021, 06h00

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou recentemente, que planeja construir uma extensão do famoso High Line — uma linha férrea desativada que foi transformada em um parque e aberta ao público em 2009. O projeto, resultado de uma colaboração entre o estúdio de design americano Diller Scofidio + Renfro, James Corner Field Operations e Piet Oudolf, virou um cartão postal da cidade.

nova-iorque-anuncia-extensao-do-high-line-para-conexao-com-a-penn-station-casa.com-1
(Iwan Baan/Archdaily/Casa.com.br)

Agora, uma passarela em forma de L será construída para conectar o High Line à Penn Station, projetada pelo escritório SOM e inaugurada na semana passada. Essa é mais uma iniciativa do plano de desenvolvimento e expansão imobiliária de Hudson Yards, onde brilha o novo Moynihan Train Hall. Depois de concluída, a passarela permitirá que os pedestres se conectem diretamente ao saguão da estação sem atravessar ruas movimentadas.

nova-iorque-anuncia-extensao-do-high-line-para-conexao-com-a-penn-station-casa.com-3
(Iwan Baan/Archdaily/Casa.com.br)

Depois de concluída, a passarela permitirá que os pedestres se conectem diretamente da avenida ao saguão da estação sem ter que atravessar as ruas movimentadas.

Continua após a publicidade

Uma segunda extensão do High Line também poderá ser construída na esquina após o Centro de Convenções Javits, para derrubar a ponte de pedestres para chegar ao Pier 76.

A passarela pode se conectar ao parque à beira-mar

nova-iorque-anuncia-extensao-do-high-line-para-conexao-com-a-penn-station-casa.com-2
(Iwan Baan/Archdaily/Casa.com.br)

Os planos para o High Line continuam. Uma segunda extensão deverá ser construída para levar os pedestres até o Pier 76. Atualmente, o cais 76 serve de pátio para reboque, onde o Departamento de Polícia de Nova York guarda veículos. O governador tem planos de fechá-lo e transformar a área em um parque à beira do rio Hudson.

Continua após a publicidade

“Esta será a reconstrução mais ambiciosa que a cidade de Nova York já viu em décadas”, disse Cuomo. “Quando a economia do setor privado fica para trás, os governos estaduais constroem infraestrutura e estimulam o desenvolvimento”, acrescentou. “Esta conexão é parte de um novo desenvolvimento de todo o distrito do West Side, que irá impulsionar o mercado privado em um mundo pós-Covid.”

Parceria público privada

O desenvolvimento na área é financiado por uma mistura de entidades públicas e privadas, incluindo a imobiliária Brookfield Property Group. Já a extensão do High Line integrará o plano de desenvolvimento Manhattan West da Brookfield.

nova-iorque-anuncia-extensao-do-high-line-para-conexao-com-a-penn-station-casa.com-4
(Iwan Baan/Archdaily/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

A reconstrução da área conhecida como Hudson’s Yard inclui um edifício de 11 andares cheio de condomínios sofisticados, projetados por Zaha Hadid Architects, a Solar Carve Tower do Studio Gang e uma estrutura polêmica de escadas interligadas projetada por Thomas Heatherwick.

nova-iorque-anuncia-extensao-do-high-line-para-conexao-com-a-penn-station-casa.com-5
(Iwan Baan/Archdaily/Casa.com.br)

O High Line ficou fechado por quatro meses no ano passado devido à pandemia do coronavírus, reabrindo em julho de 2020 com ingressos cronometrados e marcadores verdes criados pela designer gráfica Paula Scher para estimular o distanciamento social.

Continua após a publicidade

 

Publicidade