O escritório X+Living criou uma escola de educação infantil diferente em Huzhou, China. Com referências à ideia de um museu que interpreta o conceito de aprender vendo. É tudo o que uma criança com a criatividade aflorada precisa para continuar sonhando!
Com cerca de 12.800 m², o jardim de infância tem o objetivo de devolver a educação à sua essência e se esforça para construir uma plataforma para que as crianças cresçam naturalmente, de forma independente e livre.
Trabalhando a parte arquitetônica do conceito de um museu, junto com a parte lúdica que uma criança pode ter na experiência de uma visita, foi como os profissionais conseguiram chegar ao que eles consideram como resultado perfeito!
“Para proporcionar às crianças um espaço de sonho, sob a condição objetiva de que a estrutura arquitetônica não pudesse ser alterada, o design transformou de forma independente a fachada, o teto e o piso interno, fazendo com que o espaço modelasse formas como nuvens fofas e macias.” Disse X+Living.
“Nas nuvens brancas e lotadas de sonhos, uma escola cheia de amor e liberdade é suavemente envolvida. É um ‘museu’ dedicado às crianças.”
Logo de cara, as crianças são recebidas em um saguão com uma faixa de luz galáctica, com seis lâmpadas em forma de estrelas que lembram o mistério da astronomia. Os pequenos são convidados a compreender a vastidão do universo no saguão, enquanto as paredes brancas fornecem um espaço para a escola exibir informações relevantes.
Um corredor leva à sala de aula e áreas funcionais. Essa veia também faz referência à ideia de um museu de arte por meio da exposição de trabalhos infantis e de outros materiais usados por professores para popularizar o conhecimento e a ciência.
Veja também
- Arquiteta cria uma escola para meninas na Índia no meio do deserto!
- Arquitetos constroem Escola Montessouri na Espanha
Os rodapés são desenhados como babados de nuvens e transformados em assentos com forros macios.
A educação pré-escolar é a primeira experiência social na vida das crianças, e as pessoas do X+Living acreditam que é o momento em que as crianças desenvolvem um raciocínio que afetará toda a sua vida. Exploração sem fronteiras e orientação positiva são, portanto, as chaves para acompanhar sua transição para o pensamento independente.
Os arquitetos usaram linhas arredondadas que descrevem a forma suave das nuvens no espaço. Isto é visto na piscina e no auditório que através da suavidade e das cores pastéis criam uma sensação de conto de fadas que desperta a imaginação das crianças. No auditório, as poltronas com cores gradientes fazem com que todo o espaço brilhe suavemente.
A sala de aula geral é branca e tem a maior densidade espacial em todo o jardim de infância, com cores suaves de macaron que evitam chamar muita atenção. Uma tela divisória na forma de um quebra-cabeça adiciona uma área de dormir na lateral da sala de aula.
Pode ser usado também como um quadro branco para escrever e pintar, inspirando as crianças a aprenderem de forma independente e dando mais espaço de apresentação para os professores.
O x-living continua com a ideia de aprender vendo com a sala de aula do sótão, onde um elemento em formato de câmera grande convida as crianças a capturar sua vida enquanto criam uma área de lazer.
O jardim de infância também oferece salas de arte, lego, esportes, leitura e jogos psicológicos. Além disso, há áreas para dança, saúde, piano e outros espaços de escritórios que seguem o tom de cores suaves de todo o projeto. Detalhes como sancas e decoração de parede fazem parte do sentimento geral de harmonia.
Para que as crianças aprendam com a experiência, o escritório adicionou uma cidade de simulação. E nessas instalações foram incorporados supermercados, hospitais e outras áreas comuns, como cozinha. A unidade da estética faz com que o espaço pareça uma mini cidade para as crianças.
“Memórias de infância são sempre etéreas e distantes, mas no canto de nossas mentes que não podemos lembrar claramente, influências sutis de lugares ou eventos específicos continuam a trazer energia para nós como adultos.” Explica X+Living.
O escritório acredita que a melhor forma de inspirar as crianças, é dando mais atenção às experiências que podem ser criadas, fazendo poucas intervenções, sem formar um estilo claro. “Assim, o próprio espaço acaba sendo um sonho tecido pelo designer existente no mundo espiritual das crianças.” Finaliza X+Living.
*Via Designboom