As impressões em 3D tem uma evolução rápida. A tecnologia antes usada para imprimir objetos migrou para a arquitetura e hoje já temos projetos de construção de pequenas casas até vilarejos de baixo custo com impressoras 3D.
Recentemente, a empresa Kamp C trouxe mais uma novidade para este mercado. Uma casa com dois pisos foi construída usando uma impressora 3D em Amberes, Bélgica. A construção levou três semanas mas a empresa afirma que com alguns ajustes, o processo todo pode ser reduzido a dois ou três dias.
A maior impressora 3D da Europa
O projeto de 90 m² é pioneiro pelo fato da casa impressa ter dois pavimentos. Segundo os responsáveis, a impressora usada é a maior da Europa. O modelo COBOD BOD2 mede 10 x 10 m e, como acontece em outros projetos de casas em impressão 3D, usa uma mistura similar ao cimento para a construção da estrutura base com a aplicação por meio de uma abertura. O acabamento e detalhes finais ficam a cargo de uma equipe especializada, responsável pela construção do telhado, portas e janelas, por exemplo.
Leia a matéria completa no site CicloVivo!