É em Torún, na Polônia, que ficam os apartamentos Monka. Em uma área pertencente à lista de patrimônios da UNESCO, o prédio barroco histórico servia como celeiro, mas agora abriga os apartamentos contemporâneos do estúdio Znamy się.
O projeto teve como inspiração a história da cidade e imprimiu nos ambientes os detalhes de sua arquitetura gótica. Foram nove apartamentos planejados em três andares, incluindo aqueles de dois pavimentos com mezaninos.
O projeto faz referência ao caráter e espírito únicos da cidade de Torún. Cada um dos apartamentos é diferente, o que é, em grande parte, causado pelas irregularidades do edifício antigo, mas principalmente devido a detalhes individuais.
Cada um deles, também, tem seu próprio símbolo principal. O apartamento número dois, por exemplo, refere-se à abóbada tripartida da catedral de Torún, enquanto o apartamento número quatro faz referência ao trevo gótico.
Foram instalados alguns vitrais decorativos na forma de grandes janelas, que criam efeitos de iluminação adicionais. Eles são responsáveis por trazer uma atmosfera única do interior, tornando-se um elemento não óbvio, que muda dependendo da direção dos raios de sol.
Outro ponto destacável do décor é que as características históricas do prédio são confrontadas com os materiais modernos e elementos de design de interiores. Essa dicotomia, que se repete através dos andares, trouxe excentricidade e originalidade às moradas.
Veja outras fotos dos apartamentos Monka abaixo: