O artista escocês David Mach projetou o seu primeiro prédio a partir de 30 contêineres, dispostos de forma escultural. Destacável pela forma em que se apresenta no espaço, o Mach 1 – como é chamado – é um lugar destinado a eventos, arte e conferências.
O prédio funcionará como o espaço de marketing para o plano de desenvolvimento do Edinburgh Park, encabeçado por Dixon Jones, arquiteto indicado ao prêmio Stirling.
Lembrando peças derrubadas do jogo Jenga, o Mach 1 medirá 15,5 m em seu ponto mais alto. O local inclui um grande espaço para galerias de dois pavimentos, que exibirão maquetes completas, modelos de prédios detalhados, ilustrações e quadros de informação, assim como exibições audiovisuais do próprio Edinburgh Park.
O parque, por sua vez, planeja ser um quarteirão urbano de 17,5 hectares a oeste da cidade de Edimburgo, na Escócia. Está atualmente em sua fase de planejamento, o que inclui também o desenvolvimento do Mach 1.
A inauguração do prédio está prevista para a primavera do próximo ano – somente se a permissão de planejamento for garantida para um local vago e próximo ao ponto de parada central de bonde.
“Há uma forma bastante dramática no edifício. Será algo que você realmente notará”, diz Mach sobre sua criação. “É um edifício que realmente faz uma declaração sobre si mesmo. Será pintada em uma cor, possivelmente com uma referência àquela grande ponte vermelha”, completa o escultor.