Continua após publicidade

Casa térrea iluminada e aberta para a paisagem

A arquitetura de linha simples desenhou um refúgio de sossego com cores claras e ambientes integrados

Por Nádia Simonelli
20 out 2020, 11h33
Crescent Head House
(Robert Walsh/Casa.com.br)

Localizada em Crescent Head, na Austrália, esta casa térrea de linhas simples, com espaços generosos e dinâmicos, é o refúgio de um casal. A arquitetura, assinada pelo escritório Madeleine Blanchfield Architects, é praticamente uma caixa de madeira e alvenaria instalada em um terreno rochoso. A parte social, que inclui um grande living e a cozinha, ambos integrados, se abre para a paisagem ao redor. E, como a casa está na parte alta da região, a vista é ainda mais privilegiada.

Crescent Head House
(Robert Walsh/Casa.com.br)

A área íntima, com quartos e banheiros foi instalada na outra face do imóvel, separada por uma grande parede branca, que não chega até o teto e funciona também como armários.

O teto, aliás, dá um toque todo especial à arquitetura. Feito de madeira natural, tem um desenho orgânico, que se desdobra desde a entrada até a parte traseira da construção. A ideia dos arquitetos foi traduzir nesse desenho a vista do oceano e das montanhas que circundam o lugar.

Crescent Head House
(Robert Walsh/Casa.com.br)

Segundo os arquitetos, os moradores pediram um projeto que fizesse com que eles se esquecessem da agitação do mundo exterior. É como um casulo privado, mas, ao mesmo tempo, aberto e com uma atmosfera leve. Para criar esse clima, os arquitetos escolheram uma paleta clara, que inclui materiais como o piso de cimento polido e muita madeira nas janelas internas, bancos e detalhes nos banheiros.

Continua após a publicidade

Crescent Head House

O enorme espaço social da casa, que inclui sala de jantar, estar e cozinha com pé-direito alto confunde a fronteira entre exterior e interior, e dão as moradores a sensação de se estar vivendo ao ar livre.

A sustentabilidade também foi levada em consideração na hora de elaborar o projeto. Os arquitetos planejaram ventilação cruzada para dispensar o uso de ar-condicionado e também buscaram proteger os ambientes da incidência direta de sol. Além disso, privilegiaram os materiais de origem local, além de poucos acabamentos no banheiro, por exemplo.

Crescent Head House
(Robert Walsh/Casa.com.br)

 

Para ver mais fotos deste projeto, navegue pela galeria abaixo!

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade