Casa móvel de 27 m² possui mil possibilidades de layout

A Casa Ojalá, criada pela arquiteta Beatrice Bonzanigo, funciona com um sistema de cordas, polias e paredes deslizantes

Por Ana Carolina Harada
30 mar 2020, 14h42
casa-ojala-designboom-03
(Reprodução/Casa.com.br)

As casas desmontáveis são uma tendência internacional, aparecendo em mostras de arquitetura no mundo todo, inclusive na CASACOR, como foi visto na edição da mostra em 2018. A Casa Ojalá, criada pela arquiteta Beatrice Bonzanigo, foi apresentada ao público durante a Semana de Design de Milão do ano passado. Um ano depois, ela já pode ser comprada online!

casa-ojala-designboom-05
(Reprodução/Casa.com.br)

Com apenas 27 m², a construção possui mais de mil possibilidades de configuração de interior! Ela foi inspirada em um veleiro, assim, a estrutura funciona com um sistema manual de cordas, manivelas e polias, que podem mudar o layout sem mudar a estrutura. A flexibilidade de ambientes é possível graças a paredes deslizantes de tecido e madeira e painéis móveis no piso e no teto.

casa-ojala-designboom-04
(Reprodução/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

São dois quartos, um banheiro, um terraço na cobertura e uma sala de estar. Porém, nenhum desses cômodos é fixo: o quarto pode virar sala, a sala pode ser uma extensão do banheiro e a casa toda pode se transformar em terraço.

casa-ojala-designboom-02
(Reprodução/Casa.com.br)

Além de versátil, a Casa Ojalá também é sustentável. Ela possui um sistema de coleta de água da chuva, pode receber painéis fotovoltaicos e a cozinha é equipada com um fogão a bioetanol.

Continua após a publicidade
casa-ojala-designboom-06
(Reprodução/Casa.com.br)

O objetivo é que ela esteja preparada para qualquer localidade, inclusiva as mais remotas e sem acesso a água e energia.

Publicidade