Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Casa compacta: muito conforto e estilo em apenas 50 m²

Um bangalô de estilo californiano funciona como extensão de um imóvel na Austrália

Por Nádia Simonelli
11 set 2020, 16h25 • Atualizado em 13 jan 2021, 12h07
  • casa-pequena-Melbourne12
    (Tom Blachford/Casa.com.br)

    Esta construção de apenas 50 m² foi criada como um anexo de uma casa antiga em Melbourne, na Austrália. Como, muitas vezes, é impossível alterar a estrutura de imóveis históricos naquele país, os arquitetos do escritório Taylor Knights resolveram desenhar um bangalô no estilo californiano para abrigar a área social.

    Continua após a publicidade
    casa-pequena-Melbourne5
    (Tom Blachford/Casa.com.br)
    Continua após a publicidade

    Nessa nova ala da casa, erguida com alvenaria estrutural, foi instalada a sala de estar, uma cozinha aberta para a sala de jantar e um quarto. São espaços integrados para interação entre os moradores. Apesar disso, os arquitetos tiveram o cuidado de criar momentos de privacidade, como pediram os clientes. Para isso, criaram alguns recantos, como o espaço perto da janela, onde é possível sentar e ler um livro.

    Outro pedido dos moradores, era que fosse criado um espaço para acomodar a coleção de arte e literatura que eles têm. Observe que a gravura Upward (Empor), de Kadinsky, a favorita da família, ganhou um lugar especial no living. As cores e formas geométricas da obra também influenciaram nas escolhas de arquitetura e design de interiores.

     

    casa-pequena-Melbourne6
    (Tom Blachford/Casa.com.br)

    Os constrastes, inspirados da obra de Kadinsky, também saltam aos olhos neste projeto de cores neutras. Aqui, as paredes brancas, o teto forrado de madeira escura e o piso de granilite verde formaram uma paleta ousada e refrescante.

    Continua após a publicidade

     

    casa-pequena-Melbourne8
    (Tom Blachford/Casa.com.br)

    A sustentabilidade também foi uma preocupação neste projeto. A madeira usada é proveniente de manejo sustentável e, para garantir eficiência térmica e o pouco uso de ar-condicionado, os arquitetos desenharam beirais para bloquear a incidência de sol no verão, mas que permitem a entrada de luz natural. A ventilação cruzada também foi pensada, de modo que grandes aberturas garantem que os espaços estejam sempre frescos.

     

    casa-pequena-Melbourne1
    (Tom Blachford/Casa.com.br)

     

    Quer ver mais imagens deste projeto destas casas compactas? Então, navegue pela galeria de fotos abaixo!

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade