Cabanas promovem imersão 100% na natureza em turismo sustentável

O estúdio Peter Pichler Architecture, de Milão, desenvolveu um conceito sustentável para casas na árvore em West Virginia, Estados Unidos

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 Maio 2020, 18h05
Peter_Pichler_Architecture_TreeHouses_Hills_View
(Divulgação/Casa.com.br)

Está bem evidente o desejo e a tendência para a reconexão com a natureza. E que assim seja, o meio ambiente agradece. Um projeto que corrobora com isso é o novo protótipo de unidades individuais, assinado pelo escritório Peter Pichler Architecture, de Milão.

Trata-se de um conceito sustentável, que promove uma nova forma de turismo, ligando o ser humano à natureza. Para o escritório, “a arquitetura desempenha um papel fundamental para apoiar a relação entre seres humanos e planeta”.

Peter_Pichler_Architecture_TreeHouses_Front_View
(Divulgação/Casa.com.br)

O projeto Tree Houses está localizado em West Virginia, nos Estados Unidos da América. As unidades individuais criam uma nova experiência para viver na floresta com uma conexão máxima com a natureza. A geometria, com seu telhado íngreme e afiado, é nos álamos e nos carvalhos, fazendo referência às espécies da região. As construções, por sinal, serão feitas com madeira local certificada.

Continua após a publicidade
plan-tree-houses-gif
(Divulgação/Casa.com.br)

O tamanho das cabanas varia de 36 a 55 m², em dois níveis. O debaixo consiste em uma pequena área de leitura/lounge, e o piso superior é a área de dormir com um banheiro pequeno. Os dois estão conectados com uma pequena escada interna.

Peter_Pichler_Architecture_TreeHouses__Room_View
(Divulgação/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

O projeto é concebido como uma forma de turismo onde a natureza e a integração da arquitetura desempenham um papel primordial. “Acreditamos que o futuro do turismo se baseia na relação do ser humano com a natureza. Uma arquitetura sustentável e bem integrada pode ampliar essa relação, nada mais é necessário”, explica o escritório.

Peter_Pichler_Architecture_TreeHouses_TreeHouses_LargeModule_Front-View
(Divulgação/Casa.com.br)

O projeto abrangerá edifícios sustentáveis, centro de conferências e eventos, uma área de alimentos e agricultura, propostas de saúde e bem-estar, oficinas de educação sustentável e uma vasta programação visual e de artes cênicas.

Continua após a publicidade

O local

Peter_Pichler_Architecture_TreeHouses__Project_View
(Divulgação/Casa.com.br)

O Lago Dawson é um exemplo impressionante da paisagem “Selvagem e Maravilhosa” da Virgínia Ocidental, com um lago de 40 acres. O local se tornará um “laboratório vivo” para abordagens regenerativas do projeto, agricultura e uso da terra – que vão além de minimizar os impactos ambientais e melhorar a saúde e a resiliência do ecossistema. O objetivo do projeto é reformular a perspectiva de futuro sustentável.

Continua após a publicidade
Publicidade