Um conjunto de edifícios em forma de elipsóides fazem parte do hotel Tree Wow, localizado em uma floresta em Jiangxi, na China. O ZJJZ Atelier, de Shanghai, projetou as cabanas visando uma forma orgânica, com telhas de madeira e alumínio espelhado.
Chamado de The Seeds – “As Semenste” em inglês – estes apresentam formas arredondadas e repletas de aberturas circulares nas paredes, proporcionando vistas dos arredores. A escolha por este design, inspirado em aspectos naturais, teve como objetivo refletir a paisagem autêntica da mata.
Este é o segundo projeto do escritório arquitetônico para o hotel, o anterior inaugurou uma pousada de cogumelo, com telhados cônicos, na mesma região. Para o desenho das sementes, os arquitetos se basearam nas demandas funcionais ao invés de apenas copiar o formato particular do elemento.
“Em vez de criar formas meramente imitativas, nos concentramos em desenvolver a experiência espacial por meio de vistas de palco e estabelecendo a relação entre as estruturas e seu ambiente circundante”, explicou ZJJZ Atelier.
As telhas de pinho – estrutura estética quente e suave que se mistura com o cenário- revestem a maioria das superfícies externas, apenas as partes inferiores foram aplicadas com ladrilhos de alumínio – refletindo o horizonte natural e alterando seu visual ao longo das estações, conforme o clima e as cores da paisagem mudam.
Internamente, as cabanas são forradas por madeiras que seguem os as configurações de fora dos edifícios de maneira fluída, seus tons variados acentuam as curvas atraentes da aparência não linear. Elevada acima do solo por palafita, seu único acesso é por uma escada externa.
Para o uso dos hóspedes, um quarto, banheiro, área de armazenamento e sótão dedicado para relaxar tomam conta do espaço. Janelas menores nas laterais possibilitam um olhar para a floresta próxima e uma abertura maior, no sótão, enquadra uma imagem das copas das árvores e do céu.
Além destes cômodos, um terraço circular também faz parte da estadia, que possui pilares independentes que o sustentam e uma árvore crescendo através do piso.
*Via Dezeen