O escritório de arquitetura tailandês Looklen Architects resolveu inovar na arquitetura com a construção da Roof House (em português, “Casa do Telhado”), já decifrada pelo nome: o imóvel apresenta um teto atípico, vazado no centro.
Localizada na área de Lat Phrao, de Bangkok, a obra é uma extensão de uma antiga casa e foi projetada para atender a várias atividades da família do proprietário, que ocupa a residência original há mais de 15 anos.
Com 256 m², o espaço incorpora um pátio central como ponto focal, cujo teto moderno possui uma abertura no meio, que traz luz natural e ar para dentro da residência, permitindo que uma árvore existente cresça livremente.
A ideia para a Roof House era ser uma área comum para as atividades da família. Assim, os arquitetos decidiram construir uma zona de relaxamento, uma área para convidados e um espaço para aulas de piano.
Seu layout é projetado como um plano aberto, que se conecta como funções em uma área contínua, construída em torno do pátio central ao ar livre. O teto, que se abre ao meio, ajuda a criar uma atmosfera arejada e permite que a árvore ali existente cresça sem perturbações.
Toda a estrutura é feita, principalmente, de aço, enquanto a madeira também é usada para criar uma sensação de acolhimento, aprimorada ainda mais pela iluminação oculta, instalada ao longo do lado do telhado.
Adotando um método de projeto de energia passiva, o escritório destacou o lado norte do telhado para permitir que o vento e a luz natural atravessem o pátio.
Além disso, janelas de 5 m foram voltadas para o norte e leste para garantir que a casa aproveite a luz do sol o dia inteiro, enquanto longas divisórias deslizantes permitem que o vento flua pela casa.
Mas nem tudo no imóvel tem abertura como palavra de ordem – uma cerca de ripas do lado de fora funciona como uma fachada dupla para a casa, reforçando a sensação de privacidade no interior.
Curtiu? Confira mais fotos do projeto na galeria abaixo: