Já familiar com o conceito de criar casas sem interferir na natureza, o arquiteto Amey Kandalgaonkar adicionou a “Casa no Deserto” a sua lista. Projetos anteriores já trabalhavam a união da construção com o natural, como pode ser visto na “Casa Dentro da Pedra”, acima.
O estilo de desenho de Kandalgaonkar é inspirado nas obras do arquiteto Lebbeus Woods e do artista conceitual Sparth. A intervenção arquitetônica em si reflete o tema da dualidade: a haste vertical da casa atua como um contraponto à formação rochosa.
Ambos têm a mesma altura, mas um é a formação rochosa natural, esculpida ao longo de centenas de milhares de anos pela erosão eólica; e o outro é como uma nave alienígena de concreto, que pousou no cenário exótico.
O braço curvo ao redor da formação rochosa se estende para preencher a lacuna entre as duas extremidades opostas e essa seção da ponte também possui espaços de estar da casa.
A curva na construção é posicionada de forma a proteger a parte vulnerável da rocha exposta à erosão eólica e carrega as escadas de entrada principais para a casa.