Uma das características mais marcantes do estilo industrial, em alta no décor residencial, é exatamente a tubulação aparente.
A opção por deixar expostas as instalações elétricas e hidráulicas traz uma identidade jovial e urbana para os projetos, remetendo aos lofts nova-iorquinos. Além disso, existem vantagens nessa solução arquitetônica que ultrapassam o resultado estético.
“Por não exigir nenhuma quebra na alvenaria, a tubulação aparente pode agilizar uma reforma e, consequentemente, diminuir os custos dela”, dizem Ieda e Carina Korman, arquitetas à frente do escritório Korman Arquitetos.
Segundo a dupla, o planejamento é essencial para esse tipo de instalação. “É necessário pensar na localização de terminações, interruptores, tomadas, torneiras e outros itens. Assim, é possível traçar o melhor desenho da tubulação pelo projeto”, afirmam.
Há ainda outro ponto a ser considerado. Como as tubulações ficam visíveis e passam a fazer parte da decoração do lar, é preciso tomar cuidado com o encaixe das peças e com o caminho que os canos e conduítes farão pelas paredes e tetos, criando desenhos que se harmonizem com todo o décor.
“Tudo isso sempre considerando as necessidades da casa e da família”, complementam.
Apesar de todo cômodo poder receber a tubulação aparente, Ieda e Carina Korman alertam também sobre o tipo de tubulação adequada para cada situação.
“O aço galvanizado ou tubos de cobre são os mais utilizados para instalações elétricas. Agora, quando o assunto é hidráulica o PVC é o mais indicado. Ele pode ser pintado para harmonizar com o ambiente. O importante também é nunca cruzar tubos de água fria com os de água quente”, explicam as profissionais.
A seguir, as arquitetas elencam as principais vantagens de optar por esse tipo de solução.
Flexibilidade
Sem dúvida alguma, a principal vantagem da tubulação aparente é sua flexibilidade, que permite acrescentar novas tomadas e interruptores, por exemplo, com facilidade.
Mudanças e manutenção mais simples
A mudança de layout também é mais simples quando a tubulação está exposta, assim como sua manutenção.
Amplitude do pé-direito
Além de não pedir por intervenções na alvenaria, um projeto com tubulação aparente pode ganhar um pé-direito mais amplo, pois esse tipo de instalação também descarta a necessidade do rebaixamento de gesso. “O pé-direito maior, mais do que belo, pode criar um ambiente mais amplo e ventilado”, afirmam as arquitetas.
Usos diferentes
Quando aparente, a tubulação pode ser incorporada com outros usos, como em corrimão de escadas, estrutura de prateleiras e estantes, dentre outros. “Assim, ela garante que o estilo do apartamento esteja de acordo com as estruturas, reforçando a estética industrial”, elas dizem.
Versatilidade de aplicação
A tubulação aparente pode ser usada em salas, quartos, cozinhas e até mesmo em espaços comerciais, além de residenciais. Restaurantes e bares podem explorar essa solução, criando ambientes com muito estilo.
Economia
Por fim, por não exigir intervenção na alvenaria ou forro, a tubulação aparente gera uma economia de tempo na obra. Consequentemente, ela se torna mais econômica. Para isso, o importante é sempre contar com um bom planejamento e mão de obra especializada.