Continua após publicidade

Piso de porcelanato: quais são as principais dúvidas e vantagens

O porcelanato possui tamanhos e acabamentos variados, podendo ser utilizado em ambientes diferentes e até em áreas molhadas

Por Redação
26 Maio 2023, 19h00

Tendência nos projetos contemporâneos, o piso de porcelanato é uma alternativa prática e muito procurada. Formado por uma placa cerâmica, com baixa porosidade e elevado desempenho técnico, o material traz modernidade, qualidade e possui alta resistência.

O habitissimo, plataforma especializada em serviços de médias e grandes reformas, explica um pouco mais sobre o material e traz dicas de utilização e manutenção. Veja mais:

Tamanhos variados

Sala de estar integrada; sofá cinza; painel de madeira; painel de madeira com led; aparador branco; piso de porcelanato
Projeto de Daniela Funari. (Julia Novoa Fotografia/Casa.com.br)

O piso de porcelanato pode ser encontrado em placas de tamanho convencional – como as de revestimento cerâmico -, mas também em placas maiores. Algumas marcas produzem placas com 120 X 240 cm, o que favorece a instalação em espaços amplos. Grandes formatos são convenientes quando as áreas a serem revestidas são extensas, já que eles exigem menos materiais de rejunte e economizam tempo de assentamento.

Acabamentos diversificados

Cozinha; cozinha branca; marcenaria; mármore; piso de porcelanato; madeira; cozinha de madeira; bancada; ilha
Projeto de GDL Arqutietura. (MCA Estúdio/Casa.com.br)

Existem diferentes tipos de acabamentos para pisos de porcelanato, que podem variar entre cores, texturas e estampas. O porcelanato polido é trabalhado com uma superfície de aderência mais alta, mas necessita de cuidados para evitar manchas e riscos, principalmente na cor branca. Este tipo de material pode ser utilizado em áreas internas e em externas, inclusive ambientes que entrem em contato com a água.

Continua após a publicidade
Cozinha; piso de cozinha; lavanderia integrada; porcelanato
Projeto de Isabella Nalon. (Julia Herman/Casa.com.br)

Já o porcelanato rústico possui marcas, relevos e detalhes que fazem dele uma peça especial e diferente. Algumas marcas oferecem, em média, 15 modelos de tábuas para montar um estilo único, evitando repetições. Os porcelanatos que simulam materiais naturais e pedras podem ser utilizados em áreas molhadas, já que são resistentes e de fácil manutenção.

Em quais lugares o piso de porcelanato pode ser usado?

Área de serviço; lavanderia pequena com parede revestida de porcelanato no padrão madeira ripada.
Projeto de Alessandra Gandolfi. (Eduardo Macarios/Casa.com.br)

O material pode ser utilizado em praticamente todos os ambientes internos ou externos da casa, desde que escolhido corretamente. Piso de porcelanato é uma ótima opção para ambientes integrados, já que pode ser instalado em todos os ambientes da casa, como salas, quartos, cozinhas e até banheiros, trazendo a sensação de amplitude e unificação.

Continua após a publicidade

O porcelanato pode ser instalado nas paredes também e o acabamento deixa os ambientes leves, protegidos e fácil de manter. A espessura de cada peça é em torno de 10 mm – podendo ser mais finas –, fazendo com que não haja perda no espaço e, com isso, possibilitando a instalação sobre revestimentos antigos.

Cozinha revestida de porcelanato no padrão mármore com bancada.
Projeto de Alessandra Gandolfi. (Eduardo Macarios/Casa.com.br)

Além disso, pisos de porcelanato podem ser utilizados em áreas externas, como fachadas. São excelentes para reformas de fachadas e, como não danificam com as mudanças climáticas e intempéries, aumentam a durabilidade da superfície sem a necessidade de manutenção constante como as tintas.

Outra forma de uso para porcelanato é em bancadas. Alguns fornecedores do material têm a opção de montagem de bancadas com porcelanato na própria fábrica. Dependendo do tipo de produto usado, a distinção entre pedra e porcelanato é imperceptível.

Continua após a publicidade

É possível usar porcelanato em áreas molhadas?

Banheiro revestido com porcelanato no padrão mármore branco e bancada com cuba esculpida.
Com o advento da indústria cerâmica, o mercado conta com uma grande oferta de porcelanatos que simulam, inclusive, a aparência do mármore. Nesse banheiro pequeno, a arquiteta Aiê Tombolato trabalhou com o material para revestir piso, parede, além de dar forma à bancada. “Eu adorei a experiência”, relata. (Mariana Orsi/Casa.com.br)

O material pode ser utilizado em áreas molhadas, desde que alguns cuidados sejam tomados na hora da escolha. É fundamental verificar a absorção da água. No caso de porcelanatos quase não há absorção de líquidos, porém é importante verificar antes de realizar a compra.

Outro ponto importante a ser levado em consideração é a aderência. Já que a instalação será feita em local úmido, é recomendado observar isso para não escorregar quando o piso estiver molhado. Os porcelanatos que imitam pedras rústicas, geralmente, são boas opções para ambientes úmidos.

Como é a manutenção de porcelanatos?

Varanda pequena com poltrona branca.
Projeto de Alessandra Gandolfi. (Eduardo Macarios/Casa.com.br)
Continua após a publicidade

Porcelanatos exigem pouca manutenção em comparação a outros materiais. É recomendado evitar produtos abrasivos que possam manchar ou danificar o piso. Para realizar a limpeza é aconselhado a mistura de uma colher de sopa de sabão de coco líquido ou detergente neutro diluído em cinco litros de água. Além disso, é sugerido o uso de pano de chão molhado ou vassoura de pelo, para evitar arranhões.

Publicidade

Publicidade