Pé-direito duplo, iluminação natural e jardim fazem de casa um oásis no Brooklin

Com projeto do escritório Arkitito, casa se abre para amplo jardim nos fundos

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 mar 2025, 18h36 - Publicado em 21 mar 2025, 19h00
Pé-direito duplo, iluminação natural e jardim fazem de casa um oásis no Brooklin. Fachada fundos.
 (Fran Parente/Divulgação)
Continua após publicidade

A fachada para rua, um volume sólido retangular em um tom de cinza escuro com brises alaranjados, não entrega, mas a casa assinada pelo escritório Arkitito é um oásis no meio de São Paulo.

Pé-direito duplo, iluminação natural e jardim fazem de casa um oásis no Brooklin. Fachada para rua.
(Fran Parente/Divulgação)

O formato do terreno, comprido e estreito, com 10 metros de largura por 52 metros de comprimento, direcionou a implantação longitudinal com uma estrutura principal, com pé direito duplo e telhado em duas águas, e um volume limítrofe, concebido como uma dupla de caixas sobrepostas.

Pé-direito duplo, iluminação natural e jardim fazem de casa um oásis no Brooklin. Área social e mezanino.
(Fran Parente/Divulgação)

A estrutura principal acomoda ambientes sociais no térreo e um espaço de trabalho no mezanino. O segundo volume abriga os espaços de serviço no térreo e os dormitórios no piso superior. Os ambientes são interconectados e se abrem, por meio de folhas de vidro, para o jardim dos fundos, que tem churrasqueira, piscina e duas árvores nativas. A ventilação e a iluminação naturais são abundantes.

Continua após a publicidade
Pé-direito duplo, iluminação natural e jardim fazem de casa um oásis no Brooklin. Vista dos fundos (a partir de dentro da casa).
(Fran Parente/Divulgação)

Internamente, uma das paredes da estrutura principal traz blocos de concreto aparentes, atendendo a um dos pedidos dos moradores. A outra tem uma faixa inferior revestida por painéis de madeira que mimetizam a generosa porta de correr de acesso à cozinha e home theater — que é conectado à varanda para ser um apoio nos momentos de recepção e lazer — e uma faixa superior recoberta por pintura branca.

Pé-direito duplo, iluminação natural e jardim fazem de casa um oásis no Brooklin Cozinha sendo fechada.
(Fran Parente/Divulgação)
Continua após a publicidade

O forro é recoberto por placas de compensado naval, em harmonia com os painéis do pavimento térreo. Ele se alterna com os perfis metálicos que servem de apoio ao telhado. O metal também aparece na escada que dá acesso ao mezanino e nos esqueletos que sustentam tanto esse espaço quanto os pavimentos adjacentes.

Pé-direito duplo, iluminação natural e jardim fazem de casa um oásis no Brooklin. Escadas.
(Fran Parente/Divulgação)

Nos interiores, os móveis existentes dos clientes passaram por um processo de restauro e posteriormente redistribuídos na nova morada, em fina sintonia à arquitetura, a partir de tons neutros e peças em madeira.

Continua após a publicidade
Publicidade