Concreto aparente marca estrutura de casa térrea com planta em formato L
A casa, assinada pelo escritório BLOCO Arquitetos, utiliza o leve declive do terreno como direcionamento para a implantação.
A mudança de um apartamento para uma nova residência que pudesse abrigar toda família e seu mais novo membro que acabara de nascer, foi a premissa para o projeto desta casa, assinada pelo escritório BLOCO Arquitetos.
O leve declive original do terreno direcionou a implantação da casa em seu nível “médio”. Isso permitiu que todos os espaços internos estivessem em sua maior parte, em um único nível, conectados à rua por meio de uma rampa. Desta forma, a casa fica “aflorada” em um dos lados do lote e semienterrada do outro.
A casa é térrea e possui uma planta em formato de “L”, com acessibilidade plena em todos os ambientes internos, atendendo ao pedido dos moradores, que têm filhos pequenos. Essa configuração criou uma espécie de pátio voltado para o lado “sem vizinho”, onde existe uma área de vegetação do condomínio. Esse pátio se conforme por um grande gramado com árvores frutíferas e piscina, transformando-se no espaço onde as crianças podem brincar ao ar livre, próximas à natureza.
Outro desejo da família era que a casa fosse construída com materiais naturais, como pedra e madeira. Por sugestão dos arquitetos, o concreto aparente da estrutura foi adicionado a essa combinação de materiais.
A cobertura em concreto aparente, composta por uma sequência de vigas paralelas que formam o conjunto estrutural, apoia lajes em diferentes níveis sobre a área social e de serviço, deixando frestas para entrada de iluminação e ventilação natural.
Cada cômodo foi projetado de acordo com as necessidades da família, que é apaixonada por arte, desenho e arquitetura. Enquanto as crianças desejavam redes na varanda de cada quarto – todos voltados para o grande pátio, assim como a sala – o casal buscava uma sauna e uma adega, que foram incluídas no projeto.
A integração entre os ambientes foi uma prioridade, como forma de se manter a rotina e o contato entre os moradores. Uma grande mesa de concreto que começa na cozinha, tornou-se o principal elemento da área de convívio, unindo as funções de mesa de jantar, mesa de estudos dos filhos e mesa de apoio da cozinha em uma só peça.
O acesso aos quartos é feito por um corredor sob uma grande claraboia – um espaço sem janelas, mas que, ainda assim, recebe iluminação natural zenital (vinda de cima), assim como outros ambientes da casa.
O paisagismo privilegiou plantas nativas da região e outras com baixa necessidade de água, que se adaptam com facilidade ao bioma do cerrado.
Veja todas as fotos na galeria abaixo: