Claraboias e brises deixam a natureza e a luz natural adentrarem nesta casa de praia moderna
O escritório PITTA Arquitetura criou uma casa com pé direito duplo e áreas sociais integradas com o jardim.

Localizada em Itamambuca, Ubatuba, a Residência PCW, assinada pelo escritório PITTA Arquitetura, é um projeto que celebra a conexão entre a arquitetura e a natureza. Com 260 m², a casa de praia moderna foi pensada para ser um refúgio sofisticado, acolhedor e totalmente integrado ao ambiente natural ao seu redor.

Com materiais naturais como madeira, concreto aparente e vidro, o projeto foi desenhado para oferecer um ambiente leve, ventilado e iluminado, promovendo uma experiência única de imersão na paisagem local. “A ideia central foi criar um espaço que não fosse apenas confortável, mas que também valorizasse o entorno natural, permitindo que a família se sentisse em sintonia com o ambiente o tempo todo”, explica Thiago Brunini Pitta.

O projeto da casa foi desenvolvido para se abrir completamente para o exterior. “Com a utilização de grandes painéis de correr, brises móveis e beirais extensos, buscamos garantir a integração dos ambientes internos com os externos, mas sem perder a proteção necessária para o conforto da família”, diz Rodrigo Alves Pereira.

O pé direito duplo, que cria uma sensação de amplitude, foi um dos elementos chave, permitindo que os moradores desfrutassem da vista para o céu a partir de todos os pontos da sala. Além disso, claraboias foram instaladas para maximizar a entrada de luz natural.

“Cada detalhe foi pensado para criar um refúgio que se integrasse à natureza, sem renunciar à sofisticação. A madeira e os materiais naturais, como o MLC na cobertura, foram essenciais para trazer essa sensação de acolhimento e conexão com o exterior”, afirma Luíza Querido.

No térreo, a área social se integra ao jardim, com uma sala ampla que se conecta à cozinha, área gourmet e deck com piscina. Duas suítes para hóspedes garantem privacidade, enquanto no pavimento superior estão as suítes principais, uma para as filhas e a master para o casal. A área de serviço foi estrategicamente posicionada para não interferir no fluxo da casa.

Com o conceito de “arquitetura contemporânea tropical”, a Residência PCW destaca-se pela fluidez entre os espaços internos e externos, sempre com foco no conforto e praticidade para a família. O projeto levou 1 ano para ser desenvolvido, com a obra tendo uma duração de 1,5 ano.
Veja mais fotos na galeria abaixo:































