Casa 912 m² tem estrutura que une concreto, vigas metálicas e muxarabi em alumínio
Assinada pelo escritório Solange Calio Arquitetos, a casa tem linhas retas, grandes vãos e espaços internos e externos integrados.

Assim que comprou dois terrenos vazios com área total de 912 m² dentro de um condomínio fechado, em Araçatuba (SP), um casal na faixa dos 70 anos, com filhos casados e netos, encomendou ao escritório Solange Calio Arquitetos um projeto para construir do zero uma casa de dois pavimentos, onde morariam sozinhos.

Depois de algumas reuniões com a arquiteta, surgiu o desejo de comprar o terceiro terreno para ampliar a área de paisagismo da nova morada. “Os clientes pediram uma casa ampla, arejada e bem iluminada para curtir com a família e os amigos, além de uma suíte com closet para eles no piso térreo”, conta Solange.

A casa foi construída com estrutura mista, sendo a maior parte em concreto convencional, com trechos de vigas metálicas. Já a fachada voltada para a rua recebeu painéis de muxarabi em alumínio (com pintura amadeirada) e alvenarias com acabamento cimentício.

O conceito do projeto foi então criar uma casa de arquitetura contemporânea, com linhas retas, grandes vãos e espaços internos e externos integrados para o aproveitamento máximo da ventilação e iluminação naturais.
Para a decoração, os clientes compraram tudo novo, seguindo à risca as especificações e o layout do projeto. A seleção dos mobiliários priorizou peças novas e vintage assinadas por grandes nomes do design brasileiro, do período modernista à safra contemporânea, tais como: cadeiras Beg (do Sergio Rodrigues), mesa de jantar Guarujá, mesa de centro Pétala, mesa lateral Chanceler, gaveteiro Componível (do Jorge Zalszupin), gaveteiro GB UL 33 (do Geraldo de Barros), sofá MP97 (do Percival Lafer), mesa lateral Volta, cama Baixa e luminária de mesa Copa (do Guilherme Wentz), aparador Horizonte (da Lia Siqueira), chaise com banqueta Pitu (do Aristeu Pires), mesa de centro Air e luminária de mesa Memory (do Jader Almeida), poltrona Ioiô e mesa Bernardo (do Gustavo Bittencourt), banco Meio Dominó (da Claudia Moreira Salles), sofá Fino (da Baba Vacaro) e sofá Slim (da Simone Coste).

A materialidade das áreas de convivência partiu de uma base neutra e clara, composta de painéis de Freijó clareado e piso de mármore travertino romano, permitindo o uso de acabamentos mais escuros e cores fechadas nos estofamentos e estruturas dos móveis, sem pesar visualmente nos espaços.

“As cores mais vivas aparecem pontualmente nos quadros”, diz Solange. Já no quarto do casal, a arquiteta usou madeiras mais escuras (Nogueira nos painéis, Ipê no piso e Pau-ferro em alguns móveis) para deixá-lo mais aconchegante.

Veja todas as fotos na galeria abaixo:

























- Casas e apartamentosTapetes turcos, persas e iranianos dão vida às paredes e aos pisos desta casa de campo
- Casas e apartamentosMarcenarias em tons escuros e claros se combinam para criar apartamento elegante
- Casas e apartamentosCasa ganha pavilhão dedicado ao lazer com área gourmet, adega, sauna e lareira