Área externa é cheia de vida com lago e orquidário
O tanque ornamental no terreno de 50 m² transformou o quintal desta casa em Campinas
Por Por Juliana Corvacho (visual) e Izabel Duva Rapoport (texto) | Projeto: Genesis Ecossistemas
Atualizado em 8 ago 2024, 22h26 - Publicado em 8 ago 2024, 19h00
O espaço é um convite ao descanso
(Martín Gurfein/Divulgação)
Continua após publicidade
Os símbolos atribuídos à água são inúmeros: fertilidade, transformação, purificação, força… Só para citar alguns. No paisagismo, as qualidades do líquido essencial são oportunas – favorecer a biodiversidade, refrescar a atmosfera, trazer equilíbrio visual e placidez ao cenário – e agregam valor a praticamente qualquer espaço. Exatamente como desejava Ricardo Caporossi Júnior, proprietário da Genesis Ecossistemas, para este projeto.
Procurado por uma família do interior paulista para criar um jardim com lago ornamental, ele propôs uma alternativa que revigorou a área externa da casa. “A ideia foi encontrar o equilíbrio entre o meio onde vivemos e a natureza”, afirma. “Resultou num jardim aconchegante e funcional”, resume o paisagista e veterinário.
Newsletter
Dicas, inspirações e notícias sobre decoração, arquitetura, jardinagem e organização para sua casa. Quem mora, precisa! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter em breve.
A mudança começou pela escavação de um lago (0,60 x 2 x 10 m) de formato orgânico, revestido por uma manta de proteção mecânica e outra, emborrachada, para a impermeabilização. Areia, pedras e vegetação apropriada vieram a seguir para garantir a beleza do conjunto, circundado por um deck. A solução completa, planejada e executada pela equipe do especialista, ainda ganhou motor e filtro – garantia de água sempre cristalina, agradável aos olhos e adequada ao desenvolvimento dos peixes.
Tanto burburinho deu certo: um ano depois de finalizado, o lago atrai borboletas, pássaros, libélulas e diversos animaizinhos. O pergolado, um pedido especial de Maura Goto, que vive no local com seus pais, Martim, de 92 anos, e Merya Fukujima, de 89, também foi realizado. “Queria um lugar onde acolher as orquídeas, paixão da família há gerações”, diz ela.“Nosso quintal se tornou um lugar perfeito para relaxar e recarregar as energias”, conclui.
Continua após a publicidade
1/7 Beleza e prosperidade: de diversos tamanhos, as carpas Nishikigoi nadam livremente. Apreciados pela cor e pelo padrão exuberante, esses peixes chegam a viver 80 anos e são um símbolo de sucesso no Japão. Aqui, eles movimentam as águas e revolvem a sujeira do fundo do tanque para que seja captada pelo sistema de filtragem. (Martín Gurfein/Divulgação)
2/7 1. Palmeiras pati (Syagrus botryophora) contornam o lago. Foram dispostas a fim de que, ao crescer, bloqueiem parcialmente o sol, dando mais aconchego às redes expostas sobre o deck; 2. As massas de tostão (Callisia repens), uma forração de folhagem pequena, com o tempo se espalharão pelo chão e levarão textura ao jardim; 3. Bromélias Neoregelia fireball dão um toque vermelho e escultural às margens; 4. Perfeito para arrematar a composição, que não segue um estilo único, o pequeno campo de lavanda (Lavandula dentata) perfuma o ambiente. (Foto: Martín Gurfein)
3/7 Atenção aos detalhes: 1. O deck é de cumaru, espécie dura, resistente às intempéries e ao ataque de fungos e cupins. Neste projeto, ganhou acabamento de verniz; 2. Como pequenas ilhas, blocos de pedra de pasto, de formato achatado, definem um trajeto de pisadas – um pouco acima do nível da água – fixados de ponta a ponta do tanque; 3. Seixos rolados de tamanhos variados, com a superfície lisa, fazem a transição entre as pedras grandes e a areia do fundo – e resgatam a característica natural dos rios; 4. Conhecido como areia de vidro ou areia quartzosa, o material próprio para uso em lagos é lavado previamente, assim não suja a água quando depositado no local. (Foto: Martín Gurfein)
4/7 Nativa do Brasil, a elegante palmeira Pati (Syagrus botryophora) se destaca pela copa espalhada ao longo do tronco e apresenta rápido crescimento. Também dá pouco trabalho: é fácil retirar suas folhas grandes quando estas caem na água. (Foto: Martín Gurfein)
5/7 Eleita pela exuberância e facilidade de manutenção, a bromélia Neoregelia fireball dialoga muito bem com ambientes rochosos. (Foto: Martín Gurfein)
6/7 Fácil de cultivar no nosso país, a lavanda-comum (Lavandula dentata), além de toques lilases e perfume, apresenta propriedades relaxantes. (Foto: Martín Gurfein)
7/7 O pergolado de garapeira com cobertura de tela do tipo sombrite, própria para proteção e sombreamento agrícola, inibe a queda de folhas e de frutos da mexerica (Citrus reticulata) no lago, além de resguardar as orquídeas. Pendurados no ripado de mesma madeira ou apoiados em prateleiras, os exemplares já integravam a coleção dos proprietários, que antes pendia das árvores. (Foto: Martín Gurfein)
Produtos para começar o jardim
Mini kit de ferramentas de jardinagem com 16 peças
Dicas, inspirações e notícias sobre decoração, arquitetura, jardinagem e organização para sua casa. Quem mora, precisa! Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter