4 vantagens dos laminados decorativos

Peças reproduzem diversos materiais e renovam o ambiente com praticidade e baixo custo

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 12h10 - Publicado em 25 ago 2022, 19h00
Piso laminado amadeirado em sala/cozinha compacta.
 (Eduardo Pozella/Divulgação)
Continua após publicidade

 Piso laminado amadeirado em sala/cozinha compacta.

Os laminados decorativos se tornaram tendência no design de ambientes graças à sua versatilidade na composição de diferentes cenários, preenchendo as exigências de tamanhos, estilos e cores.

A aplicação de revestimentos tecnológicos com alta durabilidade ganhou força no universo do décor também pela praticidade na instalação e menor custo. Assim, eles marcam presença em piso, paredes, armários e outros objetos da casa.

Além de conferir elegância, é possível agregar ao ambiente um aspecto mais natura, tirando proveito das variações de cores e texturas das lâminas, que reproduzem a aparência de materiais como madeira e pedras naturais.

Para conhecer diferentes maneiras de repaginar a casa de forma prática, confira 4 benefícios do laminado decorativo.

1. Amadeirados combinam com praticamente tudo

Quarto infantil com piso laminado amadeirado, cama de solteiroo e estrutura de madeira com cama suspensa, além de marcenaria com estantes e diversos objetos de decoração infantil.

Continua após a publicidade

O tom que remete à madeira enriquece o visual de um ambiente com plantas, reforça a sofisticação de espaços com decorações mais sóbrias e faz contraponto a elementos com cores mais intensas.

O jogo de cores é fundamental na criação de um visual aconchegante e moderno. Em ambientes predominantemente claros, por exemplo, tonalidades escuras das lâminas dão equilíbrio ao espaço.

2. Pisos laminados também decoram paredes

Foto mostra quarto com cama de casal, cabeceira almofadada em tom escuro e piso e parede com o mesmo revestimento amadeirado claro.
(Roman Movliaiko/Unsplash)

Sim, as tiras laminadas comumente usadas como piso subiram as paredes para dar um ar rústico com a aplicação de carpetes com visual de madeira. Os pisos laminados são resistentes a riscos, altas temperaturas e produtos químicos utilizados na limpeza do ambiente.

Continua após a publicidade

3. Facilidade na instalação

Foto mostra mãos destacando o laminado adesivo para aplicação sobre piso de cerâmica.
(Precon Engenharia/Divulgação)

A aplicação dos laminados no ambiente dispensa o uso de pregos e parafusos, sendo feita com cola de contato.

“Para melhor acabamento, o ideal é que os processos de colagem e aplicação sejam feitos por profissionais que garantam um recorte preciso das peças com utilização de instrumentos específicos, assim como para uma colagem perfeita, evitando a formação de bolhas na superfície ou que se descolem facilmente”, explica Vitor Cybis, gerente de Marketing da Cascola, da Henkel Brasil, empresa do grupo internacional Henkel, líder global no mercado de adesivos.

Detalhe importante: por muitos anos, a cola de contato contou com a presença do solvente toluol na formulação, que causava forte odor no ambiente e malefícios à saúde. Atualmente, já existem adesivos livres dessa substância e que promovem fixação superior à antiga versão.

Continua após a publicidade

4. Repaginada com menor custo

Foto mostra cozinha com armários revestidos com laminado preto fosco, bancada de refeição com tampo de concreto e estrutura de tijolos aparentes.

Os laminados reproduzem a aparência de elementos da natureza como a madeira, mármore e outras pedras, conferindo o visual desejado por um custo menor em relação à aquisição desses materiais orgânicos.

Outra vantagem econômica dos laminados é a possibilidade de redefinir o visual de um objeto que deixou de oferecer uma estética interessante. Em vez de adquirir novos móveis, o revestimento com laminados moderniza o visual de guarda-roupas, mesas, cabeceiras da cama, armários de cozinha, entre outros.

Foto mostra área de refeições em cozinha com piso laminado de madeira, mesa de madeira, banco em alvenaria revestida de lambri e duas cadeiras pretas.
(Guilherme Pucci/Divulgação)
Continua após a publicidade

As folhas laminadas são flexíveis, possibilitando a utilização em peças curvadas e arredondadas. Os laminados são produzidos com resina, folhas e outros materiais misturados, com diferentes texturas. Portanto, um determinado laminado pode conter mais madeira na composição para se aproximar a um revestimento de madeira.

“Hoje o mercado oferece uma gama de cores, estilos e densidade dos laminados para atender a qualquer necessidade. Praticamente todas as superfícies podem ser adesivadas com os laminados, com exceção do boxe do banheiro, pois a maior umidade pode prejudicar o resultado final”, acrescenta Vitor Cybis.

 

Publicidade