Mesmo nas menores áreas, as lavanderias não precisam ser o patinho feio da casa. As propostas a seguir são prova disso! Inspire-se com elas.
1. Formato de corredor e circulação livre
Tons de azul alegram esta área de serviço de 7,15 metros quadrados, onde todas as funções se concentram em uma das laterais.
“Os pontos hidráulicos ficam embutidos em nichos escavados na parede”, comenta a arquiteta Juliana Pippi, autora do projeto.
A solução permite que as lavadoras caibam sob a bancada de granito branco itaúnas escovado (Pedecril), com 65 centímetros de profundidade. A pedra arremata o gabinete suspenso (marcenaria da HZ Móveis), acabado com laminado azul (Formica, ref. Lápis Lazúli) e puxadores embutidos (Zen Design).
2. Setorizada na continuação da cozinha
Instalado no famoso Edifício Copan, em São Paulo, este apartamento de 137 metros quadrados reformado pelo SuperLimão Studio teve seus ambientes integrados para ganhar fluidez e ventilação cruzada, medida que favoreceu a lavanderia de 6 metros quadrados, localizada nos fundos da planta.
A favor da uniformidade, o piso repete o granilite aplicado na sala, referência inspirada pelos corredores do prédio. O laminado verde anima os armários de MDF executados pela Marcenaria Távola Redonda. Na pequena bancada do tanque, o material é o granito preto são gabriel (Pedra de Esquina Mármores & Compostos).
3. Integração com soluções discretas
É preciso olhar com atenção para perceber que ao fundo da cozinha existe uma área de 5 metros quadrados dedicada à lavanderia neste projeto das arquitetas Patricia de Palma e Fabiana Silveira, do SP Estudio.
“Decidimos unir visualmente os ambientes para conquistar uma área funcional maior”, explica Fabiana. A aposta resultou em uma longa bancada de granito cinza absoluto (Marmoraria Ambiente) que se estende até a máquina lava e seca, estrategicamente oculta por uma porta vazada.