Continua após publicidade

Tudo o que você precisa saber sobre pisos de banheiros

Veja como escolher o melhor material e padrão para o piso do seu banheiro

Por Redação
Atualizado em 28 set 2024, 20h12 - Publicado em 3 set 2021, 19h00

Ao optar por um novo piso de banheiro, as primeiras coisas a considerar são: seu estilo, seu orçamento e seu estilo de vida. Se você está se perguntando que tipo de piso é melhor para um banheiro, porcelanato e cerâmica são algumas das escolhas mais populares. Existem, porém, algumas maneiras de maximizar o uso do espaço.

A escolha pode parecer desafiadora, mas fique tranquilo. Veja aqui um guia com inspirações para você fazer sua opção.

Banheiros Pequenos

Madeira clara e áreas de lazer para crianças norteiam projeto deste apê. Projeto de Due Arquitetos. Na foto, banheiro.
(Monica Assan/Divulgação)

Ao colocar o piso em um banheiro menor, evite usar ladrilhos pequenos, ladrilhos de cores claras ou ladrilhos com padrões excessivos. Algumas das melhores ideias de piso para um espaço reduzido são:

Banheiros grandes

Apartamento de arquiteta tem paleta sóbria com toques de azul e verde e academia. Projeto de Natalia Salla. Na foto, banheiro com banheira solta.
(Gisele Rampazzo/Divulgação)

A maneira mais fácil de selecionar um piso exclusivo para um banheiro grande é primeiro descobrir qual design você realmente ama. Por exemplo, você pode ter se apaixonado por um padrão específico, cores ousadas ou até mesmo um formato de ladrilho interessante.

Continua após a publicidade

Você deve deixar essa escolha se destacar e pode até mesmo usá-la como um destaque nas paredes ou no chão. Aqui estão algumas das melhores opções de piso para um banheiro grande:

Erros comuns ao pavimentar um banheiro

Tranquilidade e leveza foram os pontos de partida de apê com paleta de cores clara. Projeto de NK Arquitetura. Na foto, banheiro, bancada dupla, cuba verde, metais pretos.
(Mariana Koentopp/Divulgação)

Ao colocar o piso de um banheiro, você precisa ter cuidado com algumas coisas. Por exemplo, pode-se facilmente cometer o erro de usar materiais de baixa qualidade e procedimentos de instalação inadequados. Quando isso acontece, o banheiro pode se tornar um terreno fértil para mofo e bolor.

Veja também

Continua após a publicidade

Este é o momento de chamar especialistas, a menos que você realmente saiba o que está fazendo. Alguns erros que geralmente acontecem no “faça você mesmo”

O ponto importante aqui é ter cuidado com o tipo de seleção de material que você faz e sua instalação.

Prós e contras de diferentes materiais

Azulejos

Prós: esta é uma excelente escolha para pisos de banheiros e também tem um bom valor de revenda. Também é o material ideal para resistência à água e é bastante fácil de limpar.

Contras: este tipo de piso tem um isolante ruim que pode fazer com que o banheiro fique muito frio. Às vezes também fica escorregadio, o que pode contribuir para acidentes.

Continua após a publicidade

Vinílico

Prós: o piso vinílico é conhecido por ser barato e tem um visual substituto perfeito para ladrilhos, pedra natural ou mesmo madeira. Tem um isolante melhor do que os azulejos e dá uma sensação ligeiramente mais quente.

Contras: por ser de baixo custo, o piso vinílico tem baixo valor de revenda e pode ser difícil de consertar.

Laminado

Prós: o ladrilho laminado oferece várias possibilidades de design e pode imitar designs de pisos caros.

Contras: um grande revés para o ladrilho laminado é que ele não pode ser restaurado. Tem um isolador pobre e um aspecto irritante deste projeto é que você tem que secar rapidamente a água completamente para evitar danos.

Veja mais inspirações na galeria abaixo:

Continua após a publicidade

*Via Decoist

Publicidade

Publicidade