Um quarto de hotel que foge do convencional, este é a Suíte de Hotel Memorável, das arquitetas Mariana Borges e Thaysa Godoy, fundadoras do Escritório BorgesGodoy, para a CASACOR Minas.
O principal objetivo das arquitetas foi construir um projeto que não tivesse cara de hotel, mas sim de uma casa. Considerando que hospitalidade e conforto eram requisitos fundamentais para o espaço, a proposta teve como ponto de partida princípios da neuroarquitetura e da biofilia. A ideia foi explorar a neutralidade e a naturalidade dos materiais, acrescentando texturas diversas, materiais naturais – como a madeira – e paisagismo associados à luz natural.
Por ser um ambiente destinado a um grande fluxo de pessoas os revestimentos receberam atenção especial, foram priorizados os que apresentam maior resistência e necessitam de pouca manutenção. Na área do dormitório foi aplicado o piso vinílico, modelo Akafllex, na cor concreto, e na área molhada aplicou-se o porcelanato em grandes lastras.
A marcenaria é outro ponto destaque. Ela foi criada pelas profissionais especialmente para o projeto: puxadores dourados, prateleiras delgadas em serralheria e gavetas com formato abaulado são detalhes que enriquecem o quarto.
A iluminação é toda meia luz, favorecendo o aconchego, exceto na cabeceira da cama que tem dois pontos de iluminação para leitura. Na paleta de cores, a predominância são dos tons neutros, o que permite em brincar com outros tons mais fortes, como o quartzito capolavoro, que é mais escuro.