Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Reforma da piscina: por que você deveria começar a se programar agora

Planejando a reforma da piscina? Veja o guia com dicas para consertar e modernizar piscinas de fibra, vinil e alvenaria e valorizar seu imóvel.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 nov 2025, 19h00 •
Casa aposta em paisagismo tropical com 19 espécies de plantas. Projeto de interiores de Paula Gonçalves Reis e paisagismo de Flávia D’Urso. Na foto, piscina envolta por espécies de plantas.
 (@favarojrfotografia/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Quem tem piscina já sabe: a melhor época para reformá-la é durante o outono e o inverno. Com a menor utilização e menos chuvas, você garante melhores preços, agilidade na obra e atendimento especializado para deixar sua área de lazer pronta para o verão. Porém, o planejamento deve começar ainda no período de primavera e verão para que você possa aproveitar as vantagens.

    O primeiro passo é sempre consultar um especialista para avaliar as necessidades, desde um simples reparo a uma renovação completa. Além disso, o planejamento precisa considerar as particularidades de cada material — como detalhado a seguir:

    Piscina de concreto ou alvenaria

    Esses modelos são muito versáteis para reformar. É possível desde realizar pequenos reparos, como a troca de azulejos e a renovação do rejunte com argamassas subaquáticas, que não exigem o esvaziamento completo da piscina, até alterar completamente o formato, adicionar um deck ou uma prainha.

    Atenção: ao substituir todo o revestimento, é essencial refazer a impermeabilização da piscina para evitar vazamentos e infiltrações futuras.

    Continua após a publicidade
    Cobertura duplex elegante tem área gourmet em gazebo no fundo da piscina. Projeto de DB Arquitetos.
    (Tuca Reinés/Divulgação)

    Piscina de vinil

    O bolsão de vinil, que funciona como o revestimento, tem uma vida útil que pode chegar a 10 anos com os cuidados corretos. Pequenos furos ou cortes podem ser consertados com kits de reparo específicos, muitas vezes sem a necessidade de esvaziar a piscina. No entanto, para danos maiores ou desgaste pelo tempo, a solução ideal é a troca completa do bolsão, aproveitando para escolher uma estampa nova e moderna. Se esse for o caso, a recomendação é higienizar a alvenaria, para eliminar fungos e algas, e aplicar uma solução à base de cloro (sempre sob a orientação de um técnico).

    Sem verde! Casa com 450 m² de torcedor do Corinthians não incluiu a cor do Palmeiras! Projeto de Henrique Mariani.

    Continua após a publicidade

    Piscina de fibra de vidro

    Famosas pela instalação rápida, as piscinas de fibra também podem ser totalmente renovadas. A reforma mais comum inclui o conserto de trincas e rachaduras, além de uma nova pintura com gel coat para restaurar a cor e o brilho. Atualmente, também é possível modernizar a piscina de fibra aplicando revestimentos como pastilhas, conferindo um visual sofisticado e idêntico ao das piscinas de alvenaria.

    Academia, sala de cinema e deck com piscina fazem de apê um local de lazer. Projeto de Luma Adamo.
    (Divulgação/Divulgação)
    Publicidade