Quando falamos em lar, a prioridade é as nossas necessidades e demandas, certo? Isso é ainda mais importante quando percebemos que os espaços que habitamos têm um efeito no nosso bem-estar – especialmente no que diz respeito ao quarto.
Afinal, além de ser um cômodo para dormir, é onde nos conectamos, recuperamos as energias e, em muitos casos, onde nos arrumamos e trabalhamos. Uma vez que a sua função é de ser um refúgio, onde tudo acontece de forma privada, ter atenção e cuidado ao projetar é muito importante. Leve em consideração os materiais, móveis, itens de decoração e qualquer outra coisa que vá contribuir para a rotina dos moradores.
Abaixo, confira 5 dicas fundamentais, listadas pela arquiteta Eliane Ventura, para incorporar as sensações de bem-estar e tranquilidade no quarto:
1. Escolha um piso aconchegante ao toque dos seus pés
Ninguém merece ter elementos desconfortáveis no cômodo que serve como seu porto seguro e que deve prezar pelo seu bem-estar. Por isso, até mesmo o piso deve ser aconchegante e acolhedor – é ele que vai te receber naqueles dias que você só quer ficar largado no chão, dançar ou fofocar no telefone andando pra lá e pra cá. Acredite, as pequenas coisas são importantes aqui.
2. Aposte em mobiliários planejados para um melhor aproveitamento de espaço
A organização é outro fator que acalma a mente e por isso é tão importante no quarto. Saiba onde cada coisa está para não ter estresse ou poluição visual. Para aqueles que possuem um espaço pequeno, esta dica é ainda mais essencial.
Veja também
- Plantas para ter no quarto que melhoram o bem-estar
- Dicas de decoração de quarto para dormir como um bebê
- Cores para o quarto: existe uma paleta ideal? Entenda!
A melhor parte do mobiliário planejado é que ele é construído para atender suas demandas e estilo! Não se prenda aos modelos clássicos e exiba a sua personalidade.
3. A cama é a protagonista do espaço, invista em um modelo confortável
Você merece o melhor sono e uma cama convidativa para poder relaxar e recarregar sua energias. Lembre-se que cada pessoa possui preferências, o que é confortável para o outro pode não ser para você, então sempre teste os modelos de colchão disponíveis no mercado.
Almofadas e mantas também são fatores que deixam seu quarto mais bonito e a sua cama mais aconchegante. Invista nestes elementos da maneira que preferir e não se esqueça de alinhar com a decoração do cômodo.
4. Não esqueça de pensar nas paredes, escolha bem o que quer destacar
Gosta de arte? Fotografia? Ou talvez colecione cartões postais? Utilize as suas paredes para exibir e destacar coisas que você gosta – seja momentos com amigos e familiares; hobby; viagens; arte; sua banda preferida; ou simplesmente elementos que combine com o seu estilo e personalidade.
Tudo é possível no seu quarto, principalmente nas superfícies brancas que ativam a nossa criatividade.
5. Aqueça seu ambiente com peças-chave, como um bom tapete ou uma lareira portátil
O que te faz relaxar? Pense nas peças que gostaria de ter ou nas sensações que gostaria de sentir no seu quarto e invista nisso. Um tapete, uma lareira, uma iluminação mais suave, um cantinho de leitura, janelas grandes para entrar bastante luz natural, planta, tudo pode ser adicionado!