Quando o assunto é quarto de crianças, o mais comum é acomodar, no mesmo aposento, duas crianças do mesmo sexo e idade. Porém, com a chegada de mais um integrante de uma família do bairro Jardim Guedala, em São Paulo, um apartamento duplex recebeu um novo projeto do Estúdio Shirlei Proença.
Inicialmente, o local iria receber um quartinho para dois meninos, mas ano passado a notícia de que um bebê estava a caminho, dessa vez uma menina, pediu um novo planejamento.
O ambiente de 16m² foi ajustado para suportar mobiliários essenciais e um espaço livre para os pequenos brincarem. Para tudo isso fluir, foi preciso optar por uma beliche, ao invés de camas individuais.
Do lado da pequena Alice, o papel de parede, em preto e branco ofereceu um toque de delicadeza para o quarto e se alinhou com móbile colorido em cima do berço. A decoração apresenta tons neutros, com bichinhos de pelúcia, desenhos, bonecos e um varal de bandeirinhas com o nome dela.
Já na parte dos meninos, a parede recebe um efeito com formas geométricas em amarelo, verde, azul e cinza. Acompanhando o mesmo padrão, os jogos de cama dão personalidade para o ambiente.
Para facilitar as contações de histórias antes de dormir e ajudar na organização das brincadeiras, uma estante de livros se conecta com o móvel e um baú de tecido se encontra ao lado do mesmo.
A escolha pelo uso da madeira pinus, mais clara e natural, foi fundamental para refletir aconchego e não pesar o cômodo. O material foi utilizado no berço, trocador – os dois da Ameise Design -, beliche e detalhes na parede. No piso, boa parte da superfície foi coberta por um tapete que segue a paleta do ambiente.
O quarto tem um estilo moderno e possui iluminação individual para cada área. Tudo foi planejado para que todos se sentissem especiais e, apesar de dividirem os mesmos espaços, é importante respeitar a privacidade e crescimento dos três filhos, individualmente.