Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Quarto Montessori: 4 ideias para criar um espaço criativo

Descubra como criar quartos infantis estimulantes e divertidos com ideias inspiradas na filosofia Montessori.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 fev 2025, 13h00 •
Assinado por Amanda Chatah, sócia fundadora da Muskinha Design Divertido e designer, em colaboração com as arquitetas Clara Damasceno e Nayara Felix, da Mini Risca Arquitetura Infantil e da decoradora Carolina Alves, da Sheppy, o quarto de Antônio, filho da atriz Miá Mello tem como tema uma floresta repleta de animais.
 (Divulgação/Casa.com.br)
Continua após publicidade
  • Como criar um quarto Montessori que estimula a autonomia e a criatividade?

    Criar um quarto infantil que inspire a autonomia, a criatividade e o desenvolvimento da criança é o sonho de muitos pais. O método Montessori, com sua abordagem centrada na criança, oferece dicas valiosas para transformar o quarto em um espaço mágico e estimulante.

    Com base nessa filosofia, a arquiteta Nayara Felix utiliza elementos como camas baixas, nichos acessíveis e paredes sensoriais para criar um quarto onde a criança se sinta livre para explorar, aprender e brincar. Confira as dicas:

    1. Cama baixa para liberdade de movimento

    Plantas, azulejos e detalhes com temas marinhos dão charme à apê de 100 ². Projeto de Paula Neder. Na foto, quarto infantil, pintura de parede.
    (André Nazareth/Divulgação)

    Esqueça as camas tradicionais! No quarto Montessori, o colchão fica próximo ao chão, a cerca de 15 cm, permitindo que a criança suba e desça com segurança e autonomia.

    Área de lazer de cobertura ganha cozinha aberta, piscina e banco no deck. Projeto de Roberta Nicolau. Na foto, quarto infantil.
    (Denilson Machado, MCA Estúdio/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Os modelos em formato de casinha estão em alta.

    2. Nichos na parede para organização e autonomia

    Design sofisticado: Apê de 180 m² é marcado por detalhes em azul. Projeto de Roberta Nicolau. Na foto, quarto infantil com papel de parede e móveis coloridos.
    (MCA STUDIO - JULIANO/Divulgação)

    Organizar os brinquedos e livros de forma acessível é fundamental para estimular a autonomia da criança. Módulos de marcenaria com iluminação, caixas com rodízios e um cantinho de leitura aconchegante com colchonete e estantes garantem que tudo fique ao alcance dos pequenos.

    3. Tapete e almofadas para um convite à brincadeira

    Apartamento ganha novo lavabo de 1,50 m² e cozinha com piso xadrez. Projeto de Fernanda Zeitoune . Na foto, cabana de brincar.
    (André Nazareth/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    No quarto Montessori, o chão se torna um espaço importante para a criança brincar e explorar. Tapetes oferecem conforto e segurança, enquanto almofadas coloridas criam um ambiente convidativo para a criança soltar a imaginação.

    4. Parede sensorial para soltar a criatividade

    Espaços de lazer: apê ganha cantinho para videogame com chaise e varanda gourmet com cervejeira. Projeto de Cristiane Schiavoni. Na foto, quarto infantil, cama baixa, mapa múndi.
    (Carlos Piratininga/Divulgação)

    A criatividade também tem seu espaço garantido no quarto Montessori! Adesivos, papeis de parede e quadros estimulam a expressão artística e a coordenação motora.

    Casa tem área gourmet com toldo retrátil e piso em pedra rústica. Projeto de Gabriela Toledo Arquitetura. Na foto, quarto infantil, papel de parede.
    (Monica Assan/Divulgação)
    Continua após a publicidade
    Publicidade