Mostra Viver São Paulo traz ambientes de mais de 20 profissionais
Objetivo é apresentar espaços sustentáveis criativos e incentivar consumo responsável

Mais de 20 profissionais de design e decoração de São Paulo foram convidados para transmitir aos ambientes de um casarão dos anos 40 sua visão sobre sustentabilidade. Em sua primeira edição, a Mostra Viver São Paulo abre hoje ao público o resultado desse trabalho, que fica em exposição até o dia 31 de janeiro.
A ideia da mostra é apresentar ambientes criativos para inspirar mudanças na decoração da casa e incentivar um padrão de consumo mais sustentável. Para isso, os espaços assinados por grandes designers, como o Paulo Alves, aliam reutilização de pisos, revestimentos e móveis a projetos que buscam sofisticação e praticidade. Com curadoria da designer de interiores Isabela Augusto de Lima e do ambientalista e consultor em sustentabilidade Paulo Coutinho, os ambientes também expõem tecnologias para captação de água da chuva, técnicas para reduzir o desperdício de materiais ou melhorar a eficiência energética das residências, e a utilização de paredes verdes. Todos os móveis e objetos de decoração expostos podem ser comprados online. Confira algumas fotos abaixo.
Mostra Viver São Paulo
Onde: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 263, em São Paulo.
Quando: de 18 de novembro de 2015 a 31 de janeiro de 2016.
Horário: de terça a domingo, das 12h às 20h.
JARDIM PAULISTANO
O Jardim Paulistano, de Ricardo Pessuto, preserva o máximo possível de área de drenagem, utiliza paredes verdes e mobiliário feito de madeiras reaproveitadas de queimadas, demolição e árvores condenadas.
ALPENDRE PAULISTA
Em sua instalação, o arquiteto Paulo Alves traz todo o verde de que sente falta na cidade de São Paulo.
SALA DE ESTAR E JANTAR
O espaço de Juliana Vasconcellos conta com a mínima interferência arquitetônica e dá prioridade ao reúso de peças originais de época.
HOME OFFICE DO CASAL DE COLECIONADORES
Paula Gambier estimula o uso consciente dos recursos, misturando o novo e o velho.
SUITE MASTER
O piso em parquet foi totalmente revitalizado no espaço de Cris Jacobsen. Os tecidos e revestimentos escolhidos para o ambiente foram feitos de garrafas pet e sobras de retalhos.
SALA DE MÚSICA E JOGOS
Cris Paola usa em seu espaço banco e cadeiras de papelão, réplicas de plantas feitas de garrafa pet e dominó feito com pneus de bicicleta descartados.
ESPAÇO DA FAMÍLIA
O espaço criado por Ana Paula Briza e Fernanda Takadachi traz tapetes feitos de lona de caminhão, ventiladores com fibra de coco, brinquedos produzidos com toras de eucalipto e piso autoportante.
JARDIM SENSORIAL
O jardim concebido por Fabíola Lieberg conta com piso emborrachado feito de material reciclado de garrafa pet e paredes revestidas de tijolos, feitos de uma composição de argila e carvão. Para captar a água da chuva, os reservatórios com torneiras foram conectados à calha do casarão.
ADEGA LOUNGE
Camila Rosa e Esther Zanquetta optaram pelo cobogó em um dos lados da parede, que cria ventilação cruzada e propicia temperatura apropriada à adega, e a abertura da entrada permite a entrada de luz natural.
CAFÉ
Franklin Fioroti e Ricardo Tajiri aproveitaram materiais de descarte de obras, como telas metálicas e cimento, na confecção da bancada de cimento queimado. O lustre sobre o balcão foi criado com diversos potes de vidro usados no dia a dia.
SALA DE IMPRENSA OLGA KRELL
O ambiente criado por Simone Goltcher homenageia a arquiteta e jornalista Olga Krell, apresentando ao público quadros, objetos e livros, parte de seu acervo pessoal.
LOUNGE CAFÉ COM GRAFITE E FOTOGRAFIA
A designer de interiores Elaine Vilela de Souza apostou em um lounge com conceito contemporâneo, com obras de arte, fotografias e grafites de artistas paulistanos.