Mosquinhas de banheiro: saiba como lidar com elas
Aprenda a evitar que aquelas mosquinhas incômodas apareçam no box do banheiro e o que fazer caso elas já tenham aparecido em casa
Você já viu elas por aí: as mosquinhas de banheiro, aqueles bichinhos inofensivos, porém incômodos, que povoam os banheiros e, às vezes, a cozinha de casa. Mas, por mais que elas não façam mal à ninguém, você também já deve ter pensado em como fazer para que elas não apareçam com tanta frequência.
Primeiro, vamos entender um pouco como elas surgem: essas mosquinhas de banheiro (também conhecidas como mosca dos filtros ou moscas dos ralos) vivem em ralos, esgotos, fossas e solo contaminado com esgoto. Elas se alimentam de toda matéria orgânica que fica acumulada nesses pontos e podem chegar até a sua casa por esses pontos de acesso, como a pia da cozinha ou o ralo do box (pois é, elas não entram pelas janelas).
Elas não mordem, não picam e, basicamente, não são uma ameaça aos seres humanos, mas podem aparecer em grandes quantidades e se tornarem um incômodo. O que fazer para mudar isso?
Como acabar com as mosquinhas de banheiro
Você vai encontrar esse bichinhos perto desses pontos de acesso – elas ficam na parede do banheiro ou dentro da pia da cozinha. E isso é ainda mais comum em partes da casa que não são usadas há algum tempo. Se você saiu de férias ou se o banheiro não tem sido usado com frequência, é capaz que elas estejam ali quando você voltar.
Elas são minúsculas – tem até 2 mm – e tem um corpo mais robusto, com uma penugem e cores que podem variar entre o marrom e o cinza. São como minúsculas mariposas de hábitos noturnos, e, normalmente, as fêmea podem colocar até 200 ovos, que eclodem depois de 32 ou 48 horas.
A melhor maneira de saber de onde elas estão vindo é cobrindo ralos de alguns locais da casa com fita adesiva (com a parte grudenta para baixo, voltando para o buraco do ralo). Isso evita que novas moscas entrem em casa e ainda as mantém grudadas ali – ou seja, você consegue identificar de qual ponto de acesso elas estão vindo.
Quando descobrir, você pode usar uma técnica simples para limpar o cano em questão: uma ou duas vezes por dia, ferva água e jogue o líquido quente ralo abaixo, deixando ele coberto o restante do tempo. Repita esse método por pelo menos uma semana, até as moscas sumirem completamente.
Se a infestação estiver um pouco demais e você precisar lidar com as moscas que já estão na sua casa, uma mistura de açúcar, água e vinagre (em quantidades iguais), mais algumas gotas (até 10) de detergente, faz o serviço. Deixe a mistura próxima do ralo da pia ou do box por uma noite – ou mais, se achar necessário.
E como evitar que elas apareçam?
Simples, você vai precisar manter os ralos e canos limpos com frequência. Como se alimentam de restos de matérias orgânicas, como células da pele ou fios de cabelo, as moscas vivem nos ralos porque é ali que todo esse alimento se acumula. Ou seja, tenha em mente que você precisa limpar com frequência os canos da sua casa e manter os ralos limpos com a ajuda de uma escovinha. Cuidar dos rejuntes e calhas internas também é importante para evitar o desenvolvimento dos bichinhos. E, lembre-se, se a infestação for demais, talvez o ideal seja contar com ajuda profissional para se livrar da praga.
Madeira freijó é protagonista do projeto de interiores casa de fazenda
Apartamento tem cozinha com ilha que pode ficar integrada ou não
Espécies tropicais são destaques em projeto de paisagismo para casa em São Paulo





