A arquiteta Bárbara Ramos buscou suas memórias mais remotas da infância, quando frequentava a casa de madeira dos avós, para criar o Living Entre Laços para a CASACOR Santa Catarina 2023. O intuito é reimaginar a conexão da memória em um ambiente contemporâneo.
Em ambiente inundado pela luz do sol – e com a vista privilegiada para a natureza -, Bárbara projetou um espaço com as salas de estar e de jantar a partir de linhas simples e formas orgânicas e basicamente compostas por duas cores.
“Os diferenciais desse projeto estão na sua concepção, mostrando que o belo existe na simplicidade das linhas. O living, mesmo minimalista e no tom preto e branco, é aconchegante e acalma quando entramos. É um respiro nos dias agitados, onde precisamos parar e relaxar. Mostra também que não precisamos de itens supérfluos, mas sim de peças que tenham seu devido valor no espaço”, descreve Bárbara.
A madeira ebanizada, protagonista do ambiente, ocupa o piso e as paredes, fazendo contraponto com outros elementos, como a poltrona Ramona, de André Grippi, a cadeira Bruta, de Roberta Banqueri, o banco BO, de Zanini de Zanine e a mesa Lateral Vidro, de Guilherme Wentz.
Sobre o bar embutido na parede de madeira e pedra, a arquiteta aponta a visibilidade das prateleiras aéreas e não do volume do móvel em si. “Gosto muito de destacar o que realmente interessa e quando há algo mais funcional, mimetizar com a arquitetura. Essa mesma alternativa é usada nos nichos ao lado da sala de estar”, diz.
Para a sala de jantar, pensada como um cenário de união para muito mais do que as refeições, uma mesa de madeira, também preta, foi concebida fugindo dos formatos tradicionais. Seu design permite que todos os frequentadores possam se ver e interagir, “potencializando a conexão entre as pessoas”. Entre as obras de arte selecionadas estão as assinaturas de Macaparana, Ricardo Homem, Marcos Siqueira, Henrique Savas e Ana Montez.
Veja mais fotos!