O estilo industrial é uma estética marcante que nunca deixa de aparecer nos projetos residenciais ou comerciais. Para te ajudar a transformar ambientes com o estilo industrial nas cozinhas e banheiros, a Fani Metais e Acessórios e Analu Guimarães, artista plástica e designer de ambientes, reúnem abaixo as principais características e dicas para mergulhar, de vez, no industrial.
Estilo industrial: descubra os revestimentos, peças, materiais e cores
Encanamentos e vigas aparentes, paredes de tijolos, madeira de demolição ou em acabamento natural, metais, concreto e cimento queimado são alguns dos materiais mais explorados nos ambientes desse estilo.
O décor é marcado pela aparência crua, traços retos, acabamentos brutos e detalhes cheios de personalidade. Os itens de decoração costumam ser modestos, não necessariamente novos, mas de visual marcante.
“Para revestir as paredes, você pode apostar na tradicional parede de tijolos ou investir nos conhecidos ladrilhos hidráulicos e azulejos de metrô (subway tiles). Acabamentos nas cores cinza ou grafite também são ótimas opções”, sugere Analu.
Além de contar com grandes portas e janelas com esquadrias bem aparentes, a iluminação é um destaque a parte no estilo industrial por meio de spots em trilhos e pendentes com filamento de carbono expostos.
Peças reaproveitadas ou adaptadas, móveis feitos de paletes e objetos restaurados também fazem parte desse tipo de decoração. Para garantir mais funcionalidade e manter um visual despojado, as prateleiras e móveis vazados são os favoritos.
“O estilo industrial é uma tendência que admite peças mais antigas, adquiridas em antiquários, portanto, não se preocupe com a perfeição do acabamento, sinta-se à vontade para improvisar, adaptar. Para não ficar tão bruto e sisudo, você pode suavizar o décor utilizando quadros, almofadas, tapetes, mantas, elementos que deixam o ambiente mais confortável e descontraído”, orienta a designer.
Como aplicar o estilo industrial na cozinha
A cozinha, cada vez mais, ganha o status de “coração” de uma casa. Além de apostar em revestimentos, acabamentos e objetos decorativos em sintonia com o que já foi sugerido acima, você pode reforçar ainda mais o estilo industrial em uma cozinha por meio de acessórios.
“Uma maneira prática e rápida de já mudar a cara de uma cozinha para o estilo industrial é trocar os puxadores dos armários. Você pode adaptar aqueles porta-toalhas pequenos de banheiro como puxadores, escolhendo um design mais tubular, similar a um encanamento hidráulico”, exemplifica a profissional.
Os porta-toalhas de banheiro também podem ser adaptados, agora em uma versão mais comprida, para suspender assessórios e utensílios de cozinha, além de servir de suporte para amarração de cordas que podem sustentar prateleiras.
“A torneira costuma ser um ponto focal importante de toda a cozinha, e hoje existem designs que fazem referência justamente à decoração industrial, proporcionando um ponto de água mais bruto e rústico inspirado nos tubos e conexões hidráulicas”, afirma Analu.
Como aplicar o estilo industrial no banheiro
Assim como a cozinha, a transformação de um banheiro tomando o estilo industrial como norte depende de um realinhamento de elementos, não só em termos de cores e acabamentos, mas também pelo design.
Azulejos de metrô podem ser sobrepostos ao revestimento antigo utilizando argamassa específica, o que já muda consideravelmente o visual do banheiro. Louças com design mais tradicional podem ser substituídas por modelos com desenho mais assimétrico ou até personalizado, como as versões esculpidas em pedras e mármores.
“Não se esqueça de também considerar a troca dos metais por modelos mais alinhados com o estilo, imitando tubos e conexões hidráulicos. Hoje existem opções não só para torneiras de mesa ou parede, mas também de acessórios e duchas, o que permite deixar o ambiente todinho imerso nesta tendência”, completa a designer.