O guia definitivo dos layouts de cozinha!

Para quem acha que o cômodo só pode ser de um jeito, hora de conhecer as possibilidades para seus futuros projetos

Por Luiza Cesar
Atualizado em 26 set 2024, 20h10 - Publicado em 19 ago 2021, 13h00
Charmosa casa de vila com 80 m² tem passarela que leva a atelier. Projeto de Paulo Tripoloni. Na foto, cozinha, bancada preta.
Casa - Paulo Tripoloni Arquitetura @escanhuelaphoto @mayranavarro @paulotripoloni (Adriano Escanhuela/Divulgação)
Continua após publicidade

Está prestes a começar uma reforma ou está namorando a ideia? Como o centro da casa e da rotina é a cozinha, ela merece e precisa, para o bom funcionamento das tarefas, de um planejamento bem pensado.

Além de combinar com o seu estilo, personalidade e, claro, ser bonita, ela também deve prezar uma organização que faça sentido para você.

Cozinha azul e beliche em color block são destaque em casa de praia. Projeto de Rawi Arquitetura + Design. Na foto, ilha, churrasqueira.
(Juliana Deeke/Divulgação)

Saber quais são os layouts que o local pode oferecer é o primeiro passo. Se estiver procurando algo diferente ou uma opção que utilize muito bem o espaço, o guia a seguir pode te dar a resposta certa!

De parede única

Portas vermelhas trazem toque de cor à apê sóbrio e clean de 120 m². Projeto de Studio MEMM. Na foto, sala de jantar, cadeiras de madeira, cozinha.
(Ricardo Faiani/Divulgação)

 

Esse é o design mais simples para cozinhas, apresentando muitos armários e uma única bancada disposta ao longo da superfície.

Se encaixando em um interior pequeno ou grande de plano aberto, a alternativa abre o lugar para o resto da casa – integrando-a com uma sala de jantar ou estar -, diferente dos projetos que a confinam atrás de uma ilha, bar de café da manhã ou península.

Continua após a publicidade

Com formato em L

Tranquilidade e leveza foram os pontos de partida de apê com paleta de cores clara. Projeto de NK Arquitetura. Na foto, cozinha neutra.
(Mariana Koentopp/Divulgação)

 

Assim como o nome sugere, o formato desse layout imita o desenho da letra L, com dois balcões conectados em um ângulo reto – alô, matemática!

Esses elementos são, normalmente, colocados no canto do aposento, mas isso não te impede de transformá-la em uma península – apenas projete uma parte para fora da área. Em caso de um local maior, ilhas podem ser incorporadas no centro da configuração para um espaço adicional.

Modelo U

Pergolado de bambu abriga área de descanso com futon e ofurô nesta casa. Projeto de Lívia Quintella. Na foto, cozinha integrada, bancada branca, marcenaria cinza
(Gustavo Bresciani/Divulgação)

 

Construído por um trio de bancadas conectadas com a aparência da letra U, o modelo oferece um arranjo de trabalho eficiente e compacto – com fogão, pia e geladeira próximos. Popular em interiores pequenos, ele auxilia na hora de cozinhar e com armazenamentos – possibilitando a inclusão de armários embaixo e suspensos em cima.

Continua após a publicidade

Tipo galé

Industrial e leve: apartamento combina serralheria com cores claras e escuras. Projeto de Studio Elã. Na foto, cozinha integrada, teto azul, marcenaria preta.
(Divulgação/Divulgação)

 

Levando o nome da área estreita de preparação das refeições em navios, o estilo envolve duas fileiras paralelas de armários e bancadas separadas por uma passagem.

Veja também

  • 8 estilos que funcionam em cozinhas pequenas
  • Arquitetas explicam como realizar sonho de uma cozinha com ilha e bancada

Funcionando bem em cômodos limitados ou estreitos e longos, assim como a forma U, possui uma configuração boa para o trabalho. Em casas menores, a cozinha é como um corredor que leva até a sala de jantar.

Estilo península

Arquiteta cria portas de serralheria e vidro canelado para cozinha de casa de 200 m². Projeto de Duo Estúdio Arquitetura. Na foto, ilha gourmet, coifa.
(Fotógrafa: Raiana Medina/Produção visual: Estúdio Cabe/Divulgação)
Continua após a publicidade

 

Com a forma da característica geográfica, as penínsulas oferecem uma bancada e opções de assentos. Por se estenderem a partir de uma parede, são frequentemente usadas em ambientes menores, onde seria difícil inserir uma ilha independente.

O design também consegue ser útil em layouts irregulares, podendo ser assimétrico ou colado em diferentes ângulos.

Incluindo uma ilha

Entre campo e cidade: casa mistura elementos rústicos e urbanos na decoração. Projeto de Daniel Szego. Na foto, cozinha integrada, ilha, armários azuis e brancos.
(Michel Cutaith/Divulgação)

 

Essa tendência acrescenta uma unidade autônoma e alta separada das paredes do aposento. Contendo, geralmente, armazenamento adicional na parte inferior e espaço de preparação na superior, seu formato costuma ser retangular.

A superfície extra funciona muito bem em plano aberto, pois proporciona uma linha de visão clara entre a cozinha e a sala de jantar – oferecendo um local onde tudo se une.

Continua após a publicidade

Combinando com a sala de jantar

Apartamento ganha visual de casa gaúcha rústico/industrial. Projeto de Fernando Lanner. Na foto, cozinha integrada com ilha, nichos em ilha, churrasqueira.
(Luiza Schreier/Divulgação)

 

A opção se tornou muito famosa por criar um ambiente multifuncional para  preparar as refeições, comer e socializar – mais informais, são capazes de hospedar uma variedade de atividades. Em casas grandes proporcionam uma área aberta e em pequenas economizam espaço.

Balcão de café da manhã

Pergolado com forro de bambu cria área de apoio charmosa para cozinha gourmet. Projeto de House in Rio Arquitetura. Na foto, bancada, banquetas.
(Leonardo Olicos/Divulgação)

 

Esse é uma extensão de uma bancada, muitas vezes incorporada em ilhas ou penínsulas, utilizadas como uma alternativa informal para jantar, socializar e até para o home office!

O balcão de café da manhã torna o cômodo funcional, dispondo de possibilidades de armazenamento e superfície para realizar afazeres.

Continua após a publicidade

*Via Dezeen

Publicidade