Dicas para organizar os armários da sua cozinha
A arquiteta Cristiane Schiavoni compartilha estratégias valiosas para trazer mais praticidade ao dia a dia

Cada cozinha reflete a personalidade e o estilo de vida de seus moradores, mas existe um desejo comum: que o espaço seja bem organizado, funcional e com soluções que maximizem o armazenamento sem comprometer a estética.

Desde a escolha dos materiais até o planejamento das divisórias internas, cada detalhe faz diferença para garantir um ambiente prático e visualmente harmonioso.
“Um planejamento inteligente é aquele que entrega a máxima eficiência no uso do espaço”, explica a arquiteta Cristiane Schiavoni, que separou algumas dicas para transformar a sua cozinha em um espaço mais prático e organizado:
Defina tudo previamente

“É importante ter clareza sobre a quantidade daquilo que o morador possui”, conta ela. Antes de planejar os armários, considere a altura ideal para a instalação de nichos e a necessidade de prateleiras que acomodem eletrodomésticos maiores.
“Tudo deve ter o seu local previamente definido”, analisa.
Evite armários muito altos

A ergonomia é fundamental para garantir segurança e conforto na cozinha, especialmente porque muitos objetos são pesados. Embora armários que vão do piso ao teto pareçam uma boa solução para aumentar o espaço de armazenamento, eles podem dificultar o acesso a itens do dia a dia.
“No dia a dia essa ‘vantagem’ se torna um desafio e fonte de riscos, uma vez que muitos precisarão do auxílio de uma escada ou um banco. E nesses casos, não podemos desconsiderar o risco de quedas, sem contar que dá uma certa preguiça de buscar aquilo que está tão guardado”, aponta.
A sugestão da profissional é reservar as prateleiras superiores para itens de uso esporádico e manter os objetos do dia a dia em locais mais acessíveis.
Mantenha tudo à mão

Dividir a cozinha em áreas específicas — como despensa, preparo, cocção e limpeza — facilita o acesso e otimiza o tempo.
- Panelas e utensílios de cozinha devem ficar próximos ao fogão ou cooktop.
- Tábuas e facas devem estar perto da área de preparo.
- Pratos e copos podem ser acomodados perto da mesa de jantar para facilitar o uso no dia a dia.
Como guardar potes e recipientes de plástico ou vidro?

Para evitar bagunça, empilhe os potes e guarde as tampas separadamente ou mantenha cada pote com sua tampa. A segunda opção é mais prática, mas exige mais espaço.
Dicas bônus!

Potes transparentes são aliados na organização, pois permitem visualizar rapidamente os alimentos armazenados, seja na despensa ou na geladeira.
“Esses recipientes facilitam demais na identificação do que se procura, seja na geladeira ou no porta-temperos”, explica.
Além disso, ganchos próximos ao fogão são ótimos para pendurar facas, conchas e outros utensílios, deixando-os sempre à mão.