Despensa de cozinha: dicas de dimensões, mobiliário e layout para planejar

A despensa é um local funcional de armazenamento. Confira quais são as dimensões recomendadas, local e layout para criar a sua:

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 jan 2025, 13h00
Despensa de cozinha: dicas de dimensões, mobiliário e layout para planejar. Projeto de Traço68 Arquitetura + Design.
 (Mariana Orsi/Divulgação)
Continua após publicidade

A despensa não pode e nem deve ser uma área improvisada do lar. Há algumas décadas, este ambiente já foi importante para as famílias realizarem o estoque doméstico mensal, porém não havendo a necessidade de armazenar os alimentos em grandes quantidades, a despensa se tornou um cômodo mais compacto ou, como acontece em muitas casas e apartamentos pequenos, foi integrada à marcenaria da cozinha.

Despensa de cozinha: dicas de dimensões, mobiliário e layout para planejar. Projeto de Pietro Terlizzi.
Neste projeto, despensa e cozinha compartilham o mesmo lugar. A opção dos moradores pela marcenaria rosa deu vida a um cômodo com uma atmosfera retrô, armários de portas almofadadas e puxadores em forma de concha. Assinado pelo arquiteto Pietro Terlizzi, todo mobiliário foi executado pela SCA Jardim Europa. (Guilherme Pucci/Divulgação)

“Quem possui uma despensa otimiza tempo para as tarefas, já que tudo terá um lugar certo e a mão. Mas, quando não é possível tê-la separadamente, já planejamos o mobiliário considerando o armário dos mantimentos”, explica a arquiteta Karina Alonso, sócia da SCA Jardim Europa. Segundo ela, o compartimento não se destina somente para os alimentos, mas também pode agregar eletrodomésticos de pequeno porte como liquidificador, sanduicheira e panela elétrica, entre outros.

Confira abaixo as principais indicações da profissional ao projetar esses espaços.

Local ideal

Despensa de cozinha: dicas de dimensões, mobiliário e layout para planejar. Projeto de Pati Cillo.
(Mariana Orsi/Divulgação)

Reservada para os mantimentos, a despensa deve ser, preferencialmente, arejada e longe da umidade. Para tanto, a presença de uma janela ou uma porta é fundamental para a circulação do ar. “Por estar relacionada, na maioria das vezes, às atividades que acontecem na cozinha, convém projetá-la próxima ou integrada a esse ambiente”, recomenda Karina Alonso, da SCA Jardim Europa.

Continua após a publicidade

Layout Assertivo

Despensa de cozinha: dicas de dimensões, mobiliário e layout para planejar. Projeto de Rose Diani.
Em ambientes compactos, a despensa pode estar situada em locais incomuns, como neste projeto assinado pela designer de interiores Rose Diani. Por aqui, os armários desenvolvidos pela SCA Jardim Europa foram instalados atrás da mesa de jantar. (Eduardo Pozella/Divulgação)

Karina Alonso também ressalta que a organização é a base para a otimização de tudo e aconselha que os mantimentos mais consumidos estejam nas prateleiras do meio e na altura dos olhos, além de dispostos em cestas ou caixas organizadoras.

“Quanto aos demais itens, por questões de segurança é recomendado dispor mais pesados na parte inferior e os mais leves em cima”, diz ela. Ainda sobre as prateleiras, os formatos em L’ ou em ‘U’ oferecem uma área mais vantajosa em função dos ângulos retos do cômodo.

Continua após a publicidade

Medidas Adequadas

Despensa de cozinha: dicas de dimensões, mobiliário e layout para planejar. Projeto de Edson Melo e Pedro Luiz De Marqui.
(Mariana Orsi/Divulgação)

O universo da marcenaria exige vários cuidados, sendo que cada projeto apresenta necessidades específicas. De modo geral, a especialista recomenda que as prateleiras possuam entre 30 e 35 cm de profundidade e altura de 30 cm entre elas e o cômodo deve apresentar uma área de circulação de 80 cm.

Por outro lado, se a despensa fizer parte da cozinha, o uso dos armários suspensos requer cautela e deve estar em uma altura mínima de 70 cm acima da bancada para que o morador possa se movimentar livremente enquanto estiver preparando uma refeição.

Mobiliário Customizado

Despensa de cozinha: dicas de dimensões, mobiliário e layout para planejar. Projeto de Almada Arquitetura.
(Mariana Orsi/Divulgação)
Continua após a publicidade

“Junto com o mobiliário, vale investir em uma ferragem de primeira”, recomenda a profissional. Ela ainda aponta a necessidade de incluir gavetas e prateleiras resistentes para itens pesados, bem como a preferência pelo modelo com extração total para prover praticidade no dia a dia de limpeza e manutenção.

Publicidade