Nem todos são experts do desapego ou então adeptos do minimalismo escandinavo. Assim, cada truque para melhorar a aparência em casa conta. A cor da tinta e a maneira como você pinta suas paredes podem ser usados para tirar o foco do mobiliário e, além de adicionarem estilo ao décor, têm o poder de deixar o ambiente mais clean. Confira as dicas, publicadas na House Beautiful:
1. Inspire-se no tom dos móveis grandes
A designer Elizabeth Mayhew dá uma sugestão prática: basear a cor das paredes no tom dos móveis maiores do ambiente. O truque serve para camuflar essas peças no espaço, como acontece no quarto cinza da foto. A cabeceira da cama e as poltronas tiveram o cinza copiado nas paredes, ficando mais discretos no plano de fundo.
2. Crie uma moldura de tinta
A dica de usar uma bandeja para compor o arranjo principal da mesa de centro pode ser aproveitada na parede! Pinte-a como na foto: com uma borda externa escura, uma borda interna mais clara e então o centro no primeiro tom. Use a “bandeja” para organizar os quadros e emoldurar alguns dos móveis, como o aparador que leva a TV, deixando a sala mais organizada.
3. Use tons fortes como destaque
Aposte em cores fortes em apenas uma parede ou em uma porta. O destaque atrairá o olhar, fazendo com que o tom seja o foco do ambiente, impressionando as visitas.
4. Use apenas cores sólidas
Padrões possuem um grande impacto quando usados estrategicamente. Porém, se essa não é a intenção, eles não são recomendados já que as estampas trazem muita informação visual e podem se chocar com a quantidade de móveis e décor. Para não errar na composição, dê preferência à tinta ou papel de parede sem estampas.
5. Tenha cuidado com os tons pastel
Os tons pastel podem ser queridinhos do décor delicado, mas precisam ser usados com cuidado. Alguns deles, como o pêssego e o rosa queimado característicos dos anos 80, podem parecer sujos e até mesmo desbotados quando aplicados em espaços com pouca iluminação. Para quem gosta dessas cores, a dica é escolher tintas que não possuam subtons marrons, amarelos ou cinzas.
6. Decore os ambientes integrados com a mesma família de cores
Quem mora em loft ou adota o esquema integrado depende muito da paleta de cores para trazer unidade ao espaço e torná-lo coeso. Mudanças drásticas de cor confundem o olhar e quebram a uniformidade, resultando na impressão de uma casa desorganizada.
7. Use cores claras nos lugares certos
As cores mais claras, do branco ao creme, pertencem a espaços muito específicos: aqueles que nunca ficam bagunçados ou possuem poucos móveis. Restrinja-os à entrada, banheiro, home office ou quarto de visitas. Quem não é mestre da organização deve preferir cores com mais personalidade , como um cinza escuro, de forma que elas se tornem o foco do espaço.
Leia também:
Os quatro passos definitivos do desapego
Aprenda a decorar uma casa minimalista e aconchegante
Cinco vezes em que Juliana Faria deu dicas infalíveis de decoração
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!