Como otimizar os espaços de banheiros com metragens reduzidas?

Descubra dicas práticas para a organização dos ambientes de forma inteligente

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 jan 2025, 19h00
Apê neutro e compacto de 55 m² tem uma suíte e revestimento cerâmico na sala. Projeto de Studio Leandro Neves. Na foto, banheiro pequeno, espelho redondo, cuba solta.
 (Luiza Schreier/Divulgação)
Continua após publicidade

Os imóveis compactos se tornaram protagonistas no mercado, principalmente nas grandes metrópoles. De acordo com um estudo do software de vendas imobiliárias CV CRM, em parceria com a startup Dataland, em 2023, os imóveis com tamanho médio entre 41 m² e 60 m² foram os mais vendidos e lançados no Brasil. Esses empreendimentos correspondem a 38,6% dos lançamentos e 41,7% das vendas do país.

Miniapê de 25 m² tem sofá de canto alemão com baú e estante de mil livros. Projeto de Lemarchi Arquitetura. Na foto, banheiro pequeno, cuba solta, parede de azulejos verde.
(Renata Freitas/Divulgação)

Diante deste cenário, organizar espaços pequenos pode ser um desafio. Entretanto, com algumas estratégias simples, é possível maximizar o ambiente e torná-lo mais funcional e agradável. 

Verônica Monaci, designer de interiores da Lorenzetti, empresa especialista em soluções para o lar, compartilha dicas práticas para a melhor organização de banheiros com metragens limitadas. 

Escolha de cores

Apê de 72 m² colorido e vibrante tem canto alemão e sapateira no hall rosa. Projeto de Abrazo Interiores. Na foto, banheiro pequeno, cuba pequena solta.
(Julia Herman/Divulgação)

As cores claras, especialmente o branco, têm uma maior capacidade de refletir a luz e se adequam melhor a locais reduzidos. Banheiros com tons claros transmitem uma sensação de amplitude que cores mais escuras não conseguem proporcionar.

Continua após a publicidade

E há uma variedade de opções no mercado, como os tons pastel – que inclui lavanda, verde, azul acinzentado, entre muitas outras.

Apê térreo de 45 m² ganha cara de casa de praia com área externa integrada. Projeto de Casa Tauari. Na foto, banheiro pequeno com espelho iluminado, cuba solta.
(Lilia Mendel/Divulgação)

Em relação aos acabamentos das torneiras e acessórios metálicos, o cromado é sempre uma boa escolha. Essa tonalidade confere um toque de sofisticação e modernidade, tornando o ambiente mais acolhedor e estiloso. Adicionalmente, o tom contrasta bem com cores claras e neutras, como branco, cinza ou bege, criando um visual agradável.

Cubas

Apê de 116 m² tem guarda-roupa com porta de palinha. Projeto de Katia Guerreiro. Na foto, banheiro com pendentes.
(Fernando Crescenti/Divulgação)
Continua após a publicidade

A cuba de apoio é uma excelente opção para lavabos com metragens reduzidas, pois não ocupa muito espaço dentro do armário. Outra opção é a cuba de embutir, que oferece um visual clean e ocupa menos área na bancada.

“A utilização de armários acima da pia com espelhos maiores e iluminação embutida proporciona otimização. A melhor escolha é sempre a lâmpada LED na tonalidade quente ou neutra, que proporciona uma iluminação confortável”, complementa Verônica.

Quarto de serviço é incorporado à sala e vira SPA neste apartamento. Projeto de Travessa Arquitetura.
(Fotos: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Produção visual: Andrea Falchi e Rennan Scalabrin/Divulgação)

Quanto aos metais sanitários que complementam a bancada, os modelos de monocomando com acionamento na parte superior são ideais, pois garantem um uso mais inteligente do restante do espaço. Além disso, esses modelos geralmente têm um design mais minimalista, contribuindo para um ambiente organizado e estiloso, facilitando o manuseio e limpeza.

Continua após a publicidade

“Para melhor aproveitamento de espaço, a dica é optar por monocomandos ao invés de misturadores. No caso de bancadas estreitas, o ideal é instalar o produto na posição diagonal da cuba”, explica a profissional. 

Duchas e chuveiros

Pisos: guia para escolher o melhor material para cozinha, sala, quarto e banheiro. Projeto de BMA Studio. Na foto, banheiro, box de vidro.
(Guilherme Pucci/Divulgação)

Para box com metragens limitadas, os modelos com jato direcional são os mais indicados. Muitas duchas e chuveiros direcionáveis têm um design slim e permitem que o jato seja ajustado, oferecendo uma experiência de banho personalizada. 

Publicidade