Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário

Como montar uma biblioteca em casa

Saiba como incluir essa área no seu projeto residencial

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 Maio 2022, 19h00 • Atualizado em 29 fev 2024, 11h31
Cantinho da leitura em casa
 (Jonathan Borba/Pexels)
Continua após publicidade
  • Animação do filme A Bela e a Fera
    (Reprodução/Giphy)

    Para os amantes da literatura, que passam horas mergulhados em histórias, uma biblioteca ou cantinho da leitura em casa é uma ótima ideia. E, apesar da tecnologia, não são todos que estão dispostos a substituir a sensação de folhear um livro ou sentir o cheiro do papel.

    Logo, a colocação de estantes ou prateleiras suspensas é o primeiro passo para manter a organização. Mas saiba que você não precisa de um cômodo exclusivamente dedicado para este fim. Um espaço dentro de um ambiente já existente, com os recursos certos, já é o suficiente.

    A arquiteta Patrícia Penna, à frente do escritório Patrícia Penna Design de Interiores e Arquitetura, fala sobre as principais dicas sobre como montar uma biblioteca:

    Como deve ser o ambiente para leitura?

    Cantinho da leitura em casa
    (Jonathan Borba/Pexels)

    Alinhado com o estilo decorativo de cada projeto, é ideal que o décor do ambiente favoreça uma atmosfera de introspecção e concentração. Ou seja, quanto mais acolhedor, maior será o tempo do usuário nas atividades de leitura.

    Continua após a publicidade

    Para tanto, além das estantes, a profissional elenca também a importância de investir em uma poltrona confortável e posicionada, preferencialmente, próximo à entrada de luz natural. Não se esqueça de uma boa luminária para o período noturno.

    Para um conforto extra, inclua um apoio para os pés e uma mesinha lateral para a disposição de bebidas.

    Material para a estante

    Estantes repletas de livros
    (Marta Dzedyshko/Pexels)

    A estrutura deve ser resistente e comportar o peso dos livros. Ela pode ser executada em inúmeros materiais: metal (aço, ferro, alumínio, etc), MDF, madeira, cimento ou até mesmo pedra (mármore, granito, entre outras), e é essencial avaliar o volume do que será disposto antes da definição, bem como o tipo de fixação. De um modo geral, as prateleiras em MDF ou madeira são as soluções mais comuns.

    Continua após a publicidade

    Nestes casos, a espessura do material não deve ser menor que 2 cm e, sobretudo, sua largura precisa ser proporcional à sua espessura para que não ceda com uso.

    Com relação à profundidade, 35 cm é uma referência geral, que acomoda quase todos os tipos de livros com a lombada aparente. Estantes mais estreitas são ideais para a disposição dos livros de frente – mas tudo dependerá do volume a ser exposto.

    Iluminação ideal

    Biblioteca em casa
    (Ricardo Esquivel/Pexels)

    A iluminação focada é uma ótima opção. Entretanto, é bom reforçar que, a menos que a leitura seja feita em espaço onde não se deve incomodar outras pessoas, é essencial que também haja uma luz geral no ambiente – que pode ser difusa.

    Continua após a publicidade

    Cuidados essenciais

    Sala com estante branca com livros e sofá roxo
    Projeto de Couto Arquitetura (Landhi/Reprodução)

    Os cuidados básicos englobam evitar poeira e umidade, pois afetam a saúde dos livros e revistas. A luminosidade e calor excessivo também são pontos importantes e que afetam a integridade das capas e páginas.

    “Por conta da poeira, móveis fechados são bem-vindos. Por outro lado, podem acumular umidade. Qualquer solução funciona bem, desde que estejamos sempre atentos à manutenção das publicações, ou seja, aquela olhadinha frequente para conferir”, afirma Patrícia.

    Como limpar a estante

    Cantinho de leitura com cadeira de balanço
    (Reprodução/Pinterest)
    Continua após a publicidade

    A combinação de papel e poeira atraem insetos como aranhas e traças. Para fugir desse cenário, promova uma criteriosa limpeza para controle destas pragas. Fique atento para que o trabalho não deixe o móvel com umidade excessiva. Exemplares mais raros, podem até demandar limpeza profissional.

    Para a retirada dos insetos, a higienização periódica, que elimina o acúmulo de poeiras, e o uso de inseticidas específicos são bons aliados. Mas, cuidado com as publicações, pois produtos tóxicos tendem a ser abrasivos e podem danificá-los.

    Publicidade