A edição deste ano da Casa na Toca, “REFÚGIOS”, está acontecendo no vilarejo de Futaleufú, na Patagônia chilena. É lá que a modelo Pati Beck e o fotógrafo Gustavo Zylbersztajn estão construindo um sonho, batizado de MAPU, ou “terra” na língua dos índios Mapuche. Um lugar mágico, às margens do lago Lonconao, e cercado pela natureza intocada da região.
A mostra acontece virtualmente até o dia 11 de abril, mas há ainda uma novidade: um novo airstream está chegando para estacionar no Mapu. O projeto é da Par Projetos, cujos arquitetos desenharam uma nova casa sobre rodas inspirada na aventura do evento na Patagônia.
“Para desenvolvermos esse projeto, foi preciso nos familiarizarmos com todo o universo dos trailers. Nesta pesquisa, entendemos que mais do que um meio de transporte, eles fazem parte de um estilo de vida particular e muito inspirador. Percebemos que são autônomos como uma pequena casa, mas funcionam também, como uma base confortável para aproveitar o exterior e o contato com a natureza“, diz o escritório.
Mesmo que não sejam tão comuns no Brasil, como em outros países, este estilo de viagem ganhou força por aqui, principalmente devido ao contexto atual de pandemia.
Pensando nisso, o Par Projetos projetaram a customização de um airstream de 12 m², para que um jovem casal na faixa dos 30 anos e seu pet aproveitassem a experiência de maneira confortável.
“Como o espaço é restrito, priorizamos a funcionalidade, setorizamos os ambientes por uso, colocamos uma bancada de trabalho longa com eletrodomésticos embutidos e marcenaria para criar locais de armazenagem (abaixo da cama, abaixo das bancadas). Não queríamos interferências visuais na altura dos olhos, por isso colocamos prateleiras suspensas e um armário acima das janelas. Nos preocupamos em usar uma estrutura metálica que funciona como um anteparo de segurança para os itens apoiados, que também serve para pendurar utensílios e objetos”, explicam.
O mobiliário foi escolhido pela versatilidade e flexibilidade de ser usado também no exterior. As cadeiras ‘plana’ são dobráveis, podem ficar penduradas e serem abertas de acordo com a necessidade. Por sua vez, a mesa ‘borandá’ é móvel e se apoia numa barra tanto no interior como na lateral externa do Airstream. Já a mesa ‘iron C’ é mais um apoio ou banqueta e o pufe ‘boiao’ é um assento externo, que também pode ser boia.
Os arquitetos seguiram uma paleta de cores neutras, com alguns toques pontuais de cor. “Gostamos muito de propor texturas diferentes em tons próximos, para uma atmosfera aconchegante. Acreditamos que o design é parte do cotidiano e temos algumas peças que merecem destaque, é o caso do cabideiro ‘dorsal’, do vasinho de parede ‘yugen’, do calendário e das luminárias ‘cubo’, ‘mayday’ e ‘nido pinça’. A decoração não é ao acaso, são objetos pensados com carinho para serem tão úteis quanto inspiradores”, dizem.
Para conferir mais imagens e detalhes, navegue pela galeria abaixo: