De acordo com o site Architizer, a arquitetura móvel é uma tendência emergente entre os interessados em lares menores, empreendimentos sobre rodas ou em um estilo de vida nômade, porém moderno. Eles separaram – e nós traduzimos – cinco modelos de inovação e reinvenção na portabilidade da arquitetura nos últimos tempos.
1. Estufa Stubbs, por Baldridge Architects, feito em Austin, nos Estados Unidos
Em apenas três semanas, a Baldridge Architects desenhou e trabalhou junto da construtora Pilgrim Builders para criar um trailer que fosse, ao mesmo tempo, camarim e casa temporária. O modelo Airstream teve a porta retirada para dar lugar a uma entrada com escadas. Depois, foi revestido de painéis de madeira e ganhou frigobares, TV e outros móveis. Reinventado, agora serve o propósito de “estufa de ideias” para os artistas que se apresentam na casa de shows Stubbs Bar-B-Q, em Austin, no Texas. Ideal para o estilo de vida agitado dos músicos!
2. Trailer Fantástico, por Cheryl Baxter, feito em Michigan, nos Estados Unidos
Desmontável, esse design serve como tenda ou pavilhão para uma variedade de eventos sociais. A estrutura parece complicada, mas não é: uma plataforma que também serve de assento possui tubos que se conectam a estruturas circulares com ventiladores e tecido. Quando ligados, cada ventilador infla três colunas de organza pela passagem de ar, definindo o espaço, como que em pequenas cabanas. Durante a noite a iluminação muda de tom, criando uma dança etérea de tecido e cor.
3. #dojowheels, por FIVE AM, feito na Bélgica
Esse pequeno reboque é extremamente multiúso: serve de dormitório, dojo para treinos e escritório sobre roda para os workaholics. O interior é confortável e simples, pronto para ser modificado pelo ocupante de acordo com a natureza de seu trabalho. O tablado suspenso possui um grande espaço interno para guardar malas e equipamento. Já a mesa pode ser abaixada até o nível do chão, criando um piso de madeira nivelado para esticar o colchão ou praticar.
4. Dream Machine, por Reddymade Design LLC, feito em Nova York, Estados Unidos
Quem diria que alguém poderia viver tão bem em um trailer? A Dream Machine (Máquina de sonhos, em português), foi criada pela Reddymade Architecture and Design para a weR2. O trailer, um Airstream Excella 1978, é uma mistura de casa funcional com espaço de exibição, planejado com três elementos da vida diária em mente: cozinhar, dormir e lazer. O interior é sofisticado, com as paredes cobertas por um dégradé cinza e rosa, uma mesa que pode ser abaixada para se tornar uma cama e um banheiro revestido de pastilhas. O exterior está sempre em mudanças, pintado por artistas comissionados pela weR2 — no momento, a arte colorida que contrasta com a estrutura de alumínio é de Ryan McGinness.
5. O Archistream, por Norwich University Design / Build, feito em Vermont, nos Estados Unidos
Um Globetrotter Airstream 1969 foi repaginado por uma equipe de alunos e professor da Universidade Norwich, se tornando então o Archistream. Através de impressão 3D, cortadoras a laser e outros métodos de criação, eles montaram um veículo destinado à comunicação – uma ferramenta para ensino, onde são promovidas discussões, aulas e eventos comunitários.
6. Atlas – por F9 Productions Inc, feito em Colorado, Estados Unidos
O Atlas foi desenhado do zero com a intenção de ser um espaço de vivência e transporte que reconecta seus usuários ao meio ambiente. Ele usa recursos naturais a partir da coleta de água da chuva, energia solar, resfriamento e aquecimento passivo do espaço. O projeto tem a intenção de permitir àqueles com espíritos aventureiros a oportunidade de viajar e ter experiências com o mundo e o ambiente, sem necessidade de permanecer próximo à civilização.
Além do enterior confortável, com móveis para vivência, o espaço se expande a partir de um deck dobrável. A parede revelada por trás é feita de vidro e as janelas se abrem para a cozinha, criando um bar para servir comida e bebidas em ambos os sentidos.
7. AIME 1.0, por Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM), feito no Tennessee, Estados Unidos
Combinando design e tecnologia, essa estrutura impressa em 3D é um protótipo usado para guardar e compartilhar energia renovável, sem fio. O trailer é construído como uma ferramenta de sustentabilidade para ajudar na distribuição equitativa de energia para os lugares que mais precisam.
Gostou? Veja também o vagão de trem restaurado por Leo Shehtman para a CASA COR São Paulo 2016.