Apartamentos pequenos são os novos desafios dos tempos atuais. Em banheiros, a realidade não é diferente e sofrem com a diminuição dos centímetros, demandando planejar minuciosamente o layout a fim de assegurar espaço e amplitude para os moradores.
“Antes de tudo, precisamos compreender o espaço existente. Quais elementos são indispensáveis e quais são descartáveis? Qual layout é capaz de proporcionar maior conforto?”, questiona a arquiteta Karina Alonso, sócia da SCA Jardim Europa.
Segundo a profissional, a definição de layout, acabamentos e distribuição da iluminação são essenciais. Contudo, a marcenaria e o mobiliário exercem papéis-chave, pois permitem armazenar todos os itens da família. Por isso, a seguir, a profissional compartilha suas sugestões na hora de definir esses temas em projetos de banheiros compactos.
Escolha das cores
Para Karina, tonalidades claras e neutras, como o branco e o bege, são excelentes opções para quem deseja ampliar o espaço. Esses tons refletem a luz natural, contribuindo com a luminosidade, deixando-o mais aberto e arejado. Além disso, cores claras transmitem uma sensação de tranquilidade e limpeza.
Entretanto, as nuances escuras também podem ser usadas de forma eficaz, mas exigem um olhar especial. Ao optar por uma paleta mais escura, é essencial garantir que o ambiente tenha uma boa iluminação, tanto natural quanto artificial, para evitar que o espaço pareça menor ou opressivo.
Karina enfatiza que o caminho está em encontrar um equilíbrio. Combinar cores escuras com detalhes em tons claros, como molduras, tecidos e acessórios, pode ajudar a manter o espaço harmonioso e visualmente agradável.
Espelhos sempre bem-vindos
Outra solução capaz de proporcionar conforto e significar amplitude são os espelhos. Para além do seu lado funcional, o espelho é um elemento decisivo em banheiros pequenos, uma vez que ele adiciona profundidade, que faz o ambiente parecer maior.
De acordo com a arquiteta, sua posição deve estar na mesma parede da bancada sobre a cuba, mas em banheiros compactos, ela sugere apostar em espelhos grandes para que ele reflita mais luz e amplie o espaço.
“Uma ótima forma de unir estética e funcionalidade é por meio de armários suspensos com as portas espelhadas. Assim, garantimos o espelho e mais espaços de armazenamento”, indica.
Móveis sob medida
A principal vantagem de executar móveis sob medida está na possibilidade de personalizar o mobiliário ao projetar armários, gabinetes e prateleiras, pois eles se encaixam perfeitamente ao espaço. Com isso, é possível maximizar o aproveitamento de cada centímetro do banheiro. Quando as dimensões são limitadas, este fator é preponderante para fazer um bom uso e contar com armazenamento suficiente para todos os itens do morador.
“Aposte no que é essencial e indispensável”, recomenda Karina. A profissional ressalta que uma das melhores estratégias para otimizar banheiros pequenos é o aproveitamento do espaço vertical.
Isso significa utilizar as paredes para adicionar armazenamento através de armários suspensos, nichos e prateleiras, liberando o espaço no piso e mantendo o ambiente organizado. “Ainda podemos embutir LEDs, pois criam um efeito cenográfico que torna o lugar mais acolhedor”, acrescenta.
Puxadores estratégicos
Esse detalhe pode parecer meramente trivial, no entanto, a definição dos puxadores do gabinete influencia o ambiente ao redor. Em banheiros compactos, escolher um puxador clássico ocupará ainda mais espaço, que dependendo das dimensões pode acabar esbarrando nas pessoas quando passam.
Neste contexto, se faz fundamental instalar puxadores mais discretos, de preferência embutidos na marcenaria ou o puxador cava. A arquiteta também revela uma nova tendência que é o fecho-toque, cujo sistema dispensa puxadores e permite abrir e fechar armários com apenas um clique.
Sem puxadores à mostra, o armário apresenta portas lisas e sem detalhes, permitindo que os moradores possam abri-las pelas laterais, neste projeto da arquiteta Marí Aní Oglouyan
Lavabos
Diferentemente de banheiros, os lavabos admitem propostas mais audaciosas. Neste projeto, a arquiteta Marí Aní Oglouyan considerou o aspecto cenográfico do lavabo, adicionando o painel ripado, com execução da SCA Jardim Europa, em contraste com a bancada de Mármore Calacata Paraná e espelho redondo com perímetro luminoso.