Com apartamentos pequenos cada vez mais populares, a área de serviço é, muitas vezes, projetada em cantinhos ou nem fazem parte da casa. Porém, incluí-las não é um desafio, com algumas técnicas é possível contar com o espaço para lavar e secar as roupas.
Soluções práticas, então, são as palavras-chave para as plantas mais enxutas, facilitando a organização de móveis e eletrodomésticos. Se você não quer abrir mão de uma lavanderia, monte um cômodo compacto e funcional.
A arquiteta Júlia Guadix, responsável pelo escritório Liv’n Arquitetura, explica que, para isso, o projeto deve comportar:
-
- uma máquina, de lavar, ou que lava e seca;
- uma pequena bancada;
- tanque e um armário para armazenar produtos de limpeza e outros objetos.
Cada centímetro é importante e valioso, podendo estar integrado à cozinha ou mesmo dentro de um armário.
O que não pode faltar?
Os elementos necessários em uma lavanderia variam conforme a necessidade dos moradores, mas alguns são essenciais. Uma boa máquina de lavar e secar, por exemplo, é fundamental – já que não haverá muito espaço para um varal.
Veja também
- 10 ideias criativas para renovar a lavanderia
- Como planejar sua lavanderia
Para uma família de duas a quatro pessoas, um modelo com capacidade de 10 kg é o mais indicado. A bancada é outro componente importante, pois cria um apoio. O tanque também é imprescindível, facilitando a lavagem de peças mais pesadas ou delicadas e ajudando na faxina, na hora de encher baldes com água.
Armazenamento
Em áreas menores, a otimização possibilita o encaixe de tudo. As prateleiras ajudam na organização de produtos de limpeza e outros itens – como esponjas, panos, bacias, flanelas e pregadores. Outra alternativa é destinar uma parede para nichos.
Já os itens menores podem ser colocados em caixas e cestos, que permitem o fácil acesso no dia a dia. Investir em uma marcenaria planejada é uma boa opção para as lavanderias com uma metragem um pouco maior, pois ajuda a dispor itens e incrementar a decoração.
Possibilidade é o que não falta no mercado hoje, que apresenta uma infinidade de produtos, como um cabideiro externo e versões aéreas. Porém, antes de começar o projeto e inserir os armários, tire todas as medidas e estude o ambiente. Verifique se será possível entrar com a máquina de lavar e abrir a porta deste produto no dia a dia, sem nenhum obstáculo.
Varal
Se adquirir uma lava e seca não é uma possibilidade, um mecanismo eficaz de estender as roupas deve ser analisado – lembrando que a circulação e os atos de estender e retirar as roupas deve ser feita de forma confortável. Investir em um varal de teto, por poder ficar suspenso, é o mais recomendado. Na impossibilidade, versões de piso ou o modelo ‘mágico’ também podem ser considerados.
Adaptando a área de serviço
Em caso de precisar retirar um pedaço da área de serviço para aproveitar em outro cômodo, retirar o tanque e substituir por uma bancada de pedra com uma versão embutida do tanque em inox ou esculpido na própria pedra é uma opção.
Aproveitando ainda mais cada centímetro, a máquina de lavar pode ser posicionada abaixo do móvel. O morador pode inserir prateleiras acima para guardar os itens de limpeza, bem como colocar armários na parte inferior.
Decoração
Para deixar este ambiente personalizado – afinal, se foi o tempo em que a lavanderia ficava segregada e era um ambiente sem toque de decoração -, selecione quadros, flores e vasos com plantinhas. Também vale a pena avaliar a paleta de cores, tonalidades mais claras contribuem para a impressão de um lugar mais limpo e com amplitude. Além disso, a sintonia deste cômodo com os demais da casa traz continuidade.