Depois de reformar o quarto de visitas e a suíte do apartamento de um casal potiguar, a arquiteta Mayra Fernandes, do Escritório Mayra Fernandes Arquitetura e Ambientação, foi procurada para reformar as salas de estar e de jantar (que são integradas e, juntas, têm 28 m2), deixando-as mais glamourosas, equipadas para suportar o calor do Rio Grande do Norte e convidativas para a conversa entre os moradores.
“Os moradores haviam montado a sala sem assessoria técnica e, na reforma, gostariam de criar algo mais atual, mas não queriam se desfazer de alguns móveis da antiga casa, como mesa de jantar e poltronas, nem de alguns objetos herdados de familiares e adquiridos em viagens”, conta a arquiteta. Outra exigência foi na contramão dos desejos de muitas famílias: eles não queriam televisão na sala, uma vez que gostariam de tornar o ambiente confortável para reuniões familiares em que fosse mantida a conversa.
“Para promover a convivência, o acolhimento e o aconchego, optamos por um sofá confortável, forramos as duas poltronas existentes e optamos por uma nova mesa de centro, uma de apoio e um banco recamier. Dispomo-los em forma de U sobre um tapete de fios para mantê-los virados em direção à porta de entrada e da sala de jantar, disposição que favorece o contato entre os moradores”, conta Mayra. Um dos destaques na sala de estar é o revestimento cimentício claro colocado acima do sofá, o Trama, que substituiu um quadro acima do sofá e proporcionou uma sensação de movimento ao ambiente.
Uma das principais preocupações dos moradores era tornar a sala arejada para que suportasse as altas temperaturas anuais da região. A integração com a varanda foi mantida. Também foram instalados ar condicionados e as janelas proporcionam uma ventilação cruzada para que o ar circule e o ambiente fique mais arejado.