Para os fãs de Harry Potter, o manuscrito do primeiro livro que conta a história do bruxo mais famoso do mundo (e que foi rejeitado por muitas editoras, antes de ser publicado) é uma relíquia preciosa. E esse documento é uma das muitas atrações disponíveis na exposição online Harry Potter: Uma História da Magia, que agora está disponível no Brasil.
A mostra ficou em cartaz na British Library em Londres, na Inglaterra, mas agTora pode ser acessada aqui no Brasil através da plataforma digital Google Arts & Culture (você pode acessá-la clicando aqui).
Por meio do tour online, você verá tudo desde a concepção da história pela autora J. K. Rowling, até a primeira adaptação para o cinema, em 2001. Os itens em exposição são divididos em sessões com os nomes das principais aulas da escola de Hogwarts (Poções, Adivinhação, Defesa Contra as Artes das Trevas, Herbologia, Astronomia, Feitiços, e trato das Criaturas Mágicas).
Além do texto original, você poderá ver rascunhos da história, esboços de locações e dos próprios personagens (e que foram desenvolvidos pela própria autora, além do ilustrador Jim Kay) – incluindo alguns que não chegaram a aparecer na versão cinematográfica da história, como Erin Pettigrew.
Tudo isso, misturando com elementos de magia e mitologia do mundo real, como o pergaminho de Ripley Scroll, um alquimista que diz ter descoberto como fazer a Pedra Filosofal (e, consequentemente, conquistar a vida eterna). Se você não lembra, a pedra é o principal foco do primeiro livro da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal.